Esportes Mundo

Atletismo: Wanda dos Santos morre aos 93 anos em São Paulo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Wanda dos Santos, referência histórica do atletismo brasileiro, morreu nesta segunda-feira (30) em São Paulo, aos 93 anos. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou o falecimento da atleta, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e de Roma, em 1960, sendo uma das primeiras mulheres negras do país a disputar os Jogos Olímpicos.

A CBAt destacou o legado da atleta, recordista de medalhas de ouro no Troféu Brasil com 48 títulos em duas décadas. “Wanda foi muito mais do que números. Foi mulher, negra e atleta em um tempo em que isso significava resistência”, declarou a entidade. A atleta também competiu nos Jogos Pan-Americanos e defendeu clubes como São Paulo, Palmeiras e Floresta (Espéria).

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lembrou em nota que Wanda foi “uma estrela do esporte brasileiro”, com destaque nos 80 metros com barreiras e no salto em distância. Em Helsinque, quebrou o recorde sul-americano da prova com barreiras. Participou ainda dos Jogos Pan-Americanos de 1951, 1955 e 1959, conquistando medalhas de bronze e prata.

O São Paulo Futebol Clube lamentou a morte da atleta e ressaltou sua importância para o esporte nacional. Wanda praticou diversas modalidades antes de se consolidar no atletismo, como voleibol, handebol e basquete, construindo uma carreira marcada por pioneirismo e resultados expressivos. O velório ocorrerá nesta terça-feira (1º), no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, das 10h às 14h.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.