O fim de semana foi de muito desafio e informação para os 26 jovens de Mato Grosso que participam da 6ª edição do Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro, durante o 1º encontro da trilha estadual, ocorrido no sábado (28.06) e domingo (29.06), das 8h às 18 horas, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá.
No sábado pela manhã o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, acompanhado do diretor de Relações Institucionais da Federação, Ronaldo Vinha e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), Marcelo Lupatini, deram as boas-vindas ao participantes e foi grande a empolgação dos dirigentes ao ver tantos jovens interessados em se tornar uma liderança no setor agropecuário. “O que vocês estão mostrando aqui para nós é vontade. Temos muitos desafios em Mato Grosso e acredito muito nesse programa, acredito que vocês têm muito a contribuir com o nosso setor trazendo ideias e nos ajudando a solucionar desafios”, destacou Vilmondes Tomain.
O programa que leva o nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) desenvolve lideranças jovens, de 22 a 30 anos, com a proposta de identificar, desenvolver e preparar uma nova geração de líderes empreendedores capazes de assegurar a sucessão e a inovação no setor agropecuário.
O Programa é organizado em três fases: fase seletiva e informativa, trilha estadual e trilha nacional. Os participantes estão em formação desde janeiro de 2025, a etapa estadual será concluída em setembro após o terceiro encontro e os selecionados seguem para a etapa nacional. “Estamos dando todo suporte e conteúdo ao grupo para que possamos ter o maior número de representantes de Mato Grosso na etapa nacional”, explicou o gestor regional do programa e coordenador de FPR (Formação Profissional Rural) do Senar/MT, Rafael Flores.
A primeira dinâmica do encontro envolveu a participação do diretor da Famato, Ronaldo Vinha, do superintendente do Senar/MT, Marcelo Lupatini, do gerente de Educação Formal do Senar/MT, Pedro Souza e do coordenador Rafael Flores. Os representantes do Sistema Famato/Senar tiveram a missão de esclarecer para o grupo os desafios regionais divididos em duas temáticas, regularização ambiental e qualificação profissional com permanência no campo. “Esse fim de semana eles conheceram os desafios aqui e os dirigentes mostraram quais os pontos devem ser priorizados, qual a realidade do estado em relação a estes temas”, explicou Camilla Diniz, gestora regional do Programa CNA Jovem em Mato Grosso.
No período da tarde do sábado, o consultor jurídico Rodrigo Bressane participou do encontro falando sobre a regularização ambiental e o Coordenador do Imea, Rodrigo Silva, trouxe dados do estudo sobre qualificação de mão de obra.
Entre os participantes encontramos jovens estudantes de Agronomia como Joicielly Moraes Gomes, 22 anos, do município de Planalto da Serra, que soube do programa pelas redes sociais do Sistema Famato/Senar, e está com muita expectativa de aprender e poder contribuir com soluções e ideias para o campo. Assim como Joicielly, a jovem Jordana Martins Rocha, tem 22 e cursa Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A estudante é de Cuiabá e define a participação no Programa como um divisor de águas no crescimento pessoal e profissional.
Conversamos também com Cecílio Leite de Freitas, de 29 anos, gerente comercial e técnico em Agronegócio pelo Senar, que definiu a experiência como uma transformação pessoal.
Para o representante da CNA no encontro, o consultor Demócrates Schmitd, de Blumenau (SC), o destaque do encontro é o engajamento dos 26 jovens. “Estou enxergando neles uma sementinha para o futuro, e com certeza vão ser excelentes líderes no futuro”, disse Demócrates.
O encontro encerrou com a validação do resultado dos trabalhos da turma, conforme visão, missão e valores do Sistema Famato/Senar. A validação foi feita pelo diretor da Federação, Ronaldo Vinha, o coordenador do Imea, Rodrigo Silva e o presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, Carlos Royttmen.
Os próximos encontros estaduais ocorrem nos meses de agosto e setembro deste ano.
Fonte: cenariomt