Mundo

Cannes Lions retira prĂȘmio da DM9 e estabelece normas contra uso indevido de IA

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

A organização do festival Cannes Lions, considerado o mais prestigiado da indĂșstria criativa global, retirou o Grand Prix concedido Ă  agĂȘncia brasileira pela campanha Efficient Way to Pay, criada para a Consul, na categoria “creative data”. 

A decisĂŁo sucedeu a “descoberta de que conteĂșdo gerado e manipulado por (IA) foi utilizado no filme do case para simular eventos reais e resultados da campanha, resultando na apresentação de informaçÔes imprecisas ao jĂșri durante suas deliberaçÔes”.

O videocase, que tambĂ©m havia conquistado um bronze na categoria “creative commerce”, nĂŁo teve a revogação desse segundo prĂȘmio confirmada, conforme a apuração do portal Uol. No entanto, a DM9 optou por retirar voluntariamente todas as inscriçÔes relacionadas Ă  campanha. 

2025 word3
Chamada De Reportagem Da Cnn Brasil Foi Alterada No Case Apresentado Pela AgĂȘncia Dm9 E Consul Aos Jurados Do Cannes Lions | Foto: Reprodução

A agĂȘncia tambĂ©m anunciou a exclusĂŁo de outros dois trabalhos do festival: Plastic Blood, desenvolvido para a OKA Biotech — e o mais premiado do Brasil na edição, com oito trofĂ©us — e Gold = Death, criado para a Urihi Yanomami. 

Segundo a organização do Cannes Lions, as peças apresentadas pela DM9 não atendem aos padrÔes de legitimidade exigidos pelo festival. 

Em nota, a agĂȘncia reconheceu “‘apresentavam inconsistĂȘncias graves relacionadas Ă  veracidade ou legitimidade dos trabalhos apresentados”, pediu desculpas pĂșblicas e comunicou a saĂ­da de Icaro Doria, copresidente e diretor criativo da empresa, que assumiu total responsabilidade pelo caso.

A manifestação da agĂȘncia aconteceu apenas na Ășltima terça-feira, 24, cinco dias depois do começo da polĂȘmica. 

O videocase de Efficient Way to Pay continha trechos manipulados de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra da senadora norte-americana DeAndrea Salvador no TED Talks. A matéria da emissora CNN, inexistente nos moldes exibidos no vídeo, teve legendas alteradas e åudio artificial imitando a voz da jornalista Gloria Vanique. 

JĂĄ a fala da senadora, originalmente sobre os custos da energia nos EUA, foi adulterada para incluir referĂȘncia Ă  cidade de SĂŁo Paulo.

A Whirlpool, controladora da marca Consul, declarou que “ão tolera a manipulação de informaçÔes falsas” e que tomarĂĄ as medidas cabĂ­veis diante do episĂłdio. A CNN solicitou a exclusĂŁo imediata do conteĂșdo manipulado de todas as plataformas.

Diante do escĂąndalo, o Cannes Lions anunciou novas regras para reforçar a integridade dos prĂȘmios na era da inteligĂȘncia artificial. Entre as medidas estĂŁo a exigĂȘncia de declaração sobre o uso de IA nas peças inscritas, a assinatura de um cĂłdigo de conduta pelas agĂȘncias, ferramentas de detecção de conteĂșdo manipulado e a possibilidade de desqualificação ou revogação pĂșblica de prĂȘmios.

Segundo a organização do festival, o Cannes Lions existe para ‘”celebrar a criatividade real, representativa e responsável”.

NĂŁo Ă© a primeira vez que um LeĂŁo brasileiro Ă© cassado. Todavia, esse Ă© o maior escĂąndalo da publicidade nacional nas 72 ediçÔes do festival. Com a exclusĂŁo dos prĂȘmios das campanhas da DM9, o total de LeĂ”es conquistados pelo Brasil em 2025 caiu de 107 para 95. 

Apesar disso, o Brasil foi homenageado como “creative country of the year” na edição, e o festival homenageou o publicitĂĄrio Washington Olivetto, falecido em outubro passado. Na cerimĂŽnia, Simon Cook, CEO do evento, disse que ‘o impacto do Brasil na indĂșstria criativa global Ă© inegĂĄvel’ e destacou a “paixĂŁo, o talento e a resiliĂȘncia da criatividade brasileira”.

AlĂ©m da peça da DM9, a campanha Followers Store, da agĂȘncia Le Pub para a New Balance, que ficou com trĂȘs trofĂ©us, foi questionada por dados duvidosos sobre a venda de camisas do SĂŁo Paulo e por nĂŁo ter tido a inscrição no festival aprovada pela prĂłpria marca. 

JĂĄ o case One Second Ads, criado pela agĂȘncia Africa para a Budweiser e ganhadora de cinco trofĂ©us, foi criticada por afirmar em um videocase que nĂŁo pagou direitos autorais ao usar trechos de mĂșsicas na campanha premiada. A Ambev, dona da marca, pediu desculpas e reafirmou seu compromisso com artistas e eventos musicais.

Apesar das polĂȘmicas, a Ambev foi a anunciante brasileira mais premiada em 2025, com 20 trofĂ©us conquistados. Estima-se que as agĂȘncias do paĂ­s tenham investido cerca de R$ 20 milhĂ”es apenas em inscriçÔes nesta edição do festival.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.