A Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2013, oferece atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual e também aos seus filhos. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um local cedido. Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas por mês, sendo que mais de 13 mil meninas e mulheres já foram beneficiadas ao longo desses 9 anos, com terapias psicológicas, cursos de empreendedorismo, palestras, entre outras atividades.
Por conta da seriedade e impacto deste trabalho, a Lírios foi escolhida pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) para ser beneficiada com todo o valor que será arrecadado com o Bazar do Bem, a ser realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Espaço Cultural ‘Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite’, na Orla da Alameda Júlio Müller. De acordo com a diretoria da Lírios, o recurso será utilizado para dar início à obra da sede própria.
A diretora executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, explica que esta não é a primeira parceria entre a entidade e a Prefeitura de Várzea Grande. Durante o Chá da Tarde Beneficente, realizado na última quinta-feira (10) para arrecadar roupas para o bazar, ela revelou que o primeiro apoio governamental recebido pela Lírios foi da atual gestão do Executivo. “Foi no governo do prefeito Kalil Baracat que nós conseguimos o primeiro convênio com a Prefeitura de Várzea Grande. E aqui eu faço honra também ao professor e amigo Sílvio Fidelis, porque o primeiro convênio foi com a Secretaria de Educação, para contratar a psicóloga. E neste ano conseguimos o convênio com a Secretaria de Assistência Social para contratar uma assistente social e manter a psicóloga”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a Pasta integra a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e, por conta disso, desenvolve uma série de ações que visam tanto prevenir a situação, quanto atuar quando o direito já está violado. “Nós temos uma parceria importante com a Lírios. Temos também participação no Conecta 21. Então, vamos realizar no município de Várzea Grande, por exemplo, uma sessão solene com o prefeito e a primeira-dama, que é o Laço Branco, em que o homem adere à essa ação de enfrentamento à violência contra a mulher”, elencou.
Ana Cristina Vieira elogiou a escolha da Lírios como organização apoiada pelo Bazar do Bem 2022 e reforçou que toda sua equipe estará somando junto ao GAAT no evento. “A primeira-dama Kika Dorilêo está liderando mais uma ação social, que tem toda arrecadação revertida para esta importante instituição, que é a Lírios. E a Secretaria de Assistência Social tem a Kika como sua líder, a maior representatividade feminina no município. Então, estamos à disposição para trabalhar, para somar, com certeza”.
Fonte: Secom-VG