A volta do Volkswagen Golf GTI ao Brasil está confirmada e ocorrerá no fim do ano. No entanto, atenção: segundo apuração do AUTOO, o lote será bem enxuto, com pouco mais de 100 unidades disponíveis para o mercado nacional. Ou seja, quem quiser garantir o hot hatch mais famoso da marca alemã vai precisar ser rápido.
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A previsão é que o modelo chegue por aqui no último trimestre do ano, logo após a estreia do Jetta GLI, outro esportivo que também faz parte do pacote de importações da Volkswagen até dezembro. O Golf desembarca com a geração 8,5, trazendo visual atualizado, mais potência e novos recursos tecnológicos.
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Lançamento global e expectativas para o Brasil
Antes de chegar ao Brasil, o novo Golf GTI começou a ser vendido em outros mercados, como a Índia. Por lá, o primeiro lote, com 150 unidades, esgotou rapidamente, mesmo com preço acima dos US$ 69 mil (cerca de R$ 391 mil na conversão direta).
Por aqui, o preço oficial ainda não foi revelado, mas a expectativa é que fique em torno dos R$ 400 mil, posicionando o modelo para competir diretamente com o Toyota GR Corolla.
Desempenho de respeito
O novo GTI mantém vivo o espírito esportivo que consagrou o modelo ao longo das décadas. Ele vem equipado com um motor 2.0 turbo de 265 cv, 37,8 kgfm de torque, câmbio DSG de 7 marchas e tração dianteira.
O desempenho impressiona: acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Interior atualizado com inteligência artificial
Por dentro, o hatch também evoluiu. A cabine conta com uma nova central multimídia de 12,9 polegadas, comandos físicos retroiluminados e um assistente de voz integrado ao ChatGPT.
Além disso, a Volkswagen fez ajustes no design e acabamento interno, corrigindo pontos que haviam sido criticados na fase inicial da geração Mk8.
Tradição e identidade preservadas
O Golf GTI tem uma longa história que desperta paixão nos fãs ao redor do mundo. No Brasil, essa relação começou em 1994, quando o modelo chegou oficialmente ao país e logo conquistou os motoristas.
Em 2019, o esportivo foi descontinuado no mercado nacional, deixando um vazio entre os entusiastas. A boa notícia veio no ano passado, com a confirmação de seu retorno.
Na reestilização da geração 8,5, os designers da VW optaram por um visual mais sóbrio, adequado ao amadurecimento do modelo. Embora na Europa o visual já seja familiar, no Brasil ele será novidade para muitos.
Elementos clássicos, como a coluna traseira larga e os tradicionais bancos de tecido xadrez, continuam presentes, agradando aos puristas e preservando a identidade visual do Golf.
Câmbio automático é a única opção
Uma mudança que pode desagradar alguns fãs mais nostálgicos é o fim da icônica manopla de câmbio manual em formato de bola de golfe. Agora, a única opção será mesmo o câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas.
Apesar de moderno e eficiente, ele deixa um pouco de saudade em quem gostava da experiência direta da transmissão mecânica.
Tradição mecânica com toques de modernidade
Mecanicamente, o GTI segue fiel à sua essência: motor turbo, tração dianteira e um comportamento equilibrado, com foco na dirigibilidade esportiva. Para quem busca tração integral, a Volkswagen reserva esse diferencial para o futuro Golf R, que deve oferecer mais potência e tração nas quatro rodas, garantindo uma clara distinção entre os dois modelos.
Dimensões e espaço interno
Nas medidas, o novo GTI permanece próximo ao antigo Mk7, com entre-eixos de 2,63 metros, mantendo bom espaço interno.
O porta-malas, por sua vez, teve um ganho relevante: foi de 338 para 374 litros, o que representa um avanço no uso prático do dia a dia, principalmente para quem precisa de espaço extra para bagagens.
Plataforma tecnológica
Além da motorização, um dos destaques do novo GTI está na plataforma tecnológica. A Volkswagen escolheu a moderna Scalable Systems Platform (SSP) para o futuro do modelo. Desenvolvida em parceria com a Rivian, essa arquitetura será usada inicialmente em veículos das marcas Porsche e Audi a partir de 2027.
O Golf GTI, porém, será o primeiro da VW a adotá-la, marcando uma transição importante rumo à eletrificação e sistemas mais avançados.
Fonte: autoo