A maioria das residências são vendidas e planejadas para terem cores neutras nas paredes e revestimentos. Porém, há quem goste de um toque de cor e vivacidade nos cômodos. Por isso, trouxemos uma série de inspirações de casa colorida com ambientes com cores vibrantes.
Afinal, embora o bege e o branco sejam os queridinhos, é possível transformar uma área sem deixá-la enjoativa usando uma cor não convencional. Além disso, trouxemos ainda o significado de cada uma dessas cores e como elas interferem na energia do espaço.
Sendo assim, confira casas coloridas com: rosa, azul, verde, vermelho e laranja.
Como deixar a casa colorida?
Existem várias foras de ter uma casa colorida. Entretanto, a principal preocupação dos moradores é de não enjoar de um tom muito vibrante.
Nestes caso, o indicado é apostar em um ponto de atenção. Por exemplo, pintar apenas uma parede na cor escolhida ou utilizar um móvel de destaque.
Misturar várias cores também é uma opção válida. Porém, a atenção deve ser redobrada. Para evitar qualquer tipo de erro, converse com um profissional de arquitetura e/ou design de interiores e apresente suas ideias.
Casa colorida com rosa
Foi-se a época em que o rosa era uma cor utilizada apenas em quartos de bebê e adolescente. Hoje em dia, o estilo barbiecore tem conquistado o público e feito sucesso dentre as tendências de decoração.
Fato é que o rosa é responsável por aflorar uma série de efeitos psicológicos e físicos que são comprovados pela ciência. Dentre eles está sua capacidade tranquilizante e calmante, por isso, não é à toa que as mamães adoram essa cor para o quarto infantil.
Além disso, estudos apontam que uma pessoa que está exposta com frequência a um ambiente rosa possui menos sentimento de raiva, negligência e abandono.
Portanto, na hora de dar personalidade ao lar, use a criatividade para que o ambiente fique o mais agradável à você. Afinal, há quem prefira os tons mais claros para dar um toque romântico ao cômodo e quem prefira um tom mais quentes para dar personalidade.
Azul
Assim como o rosa, o azul também carrega características sexistas. Para acabar com esse problema, arquitetos tem sugerido usar essa cor em áreas comuns.
Afinal, o azul faz menção ao céu e ao mar, ou seja, simboliza o infinito natural. Como resultado, a cor oferece serenidade e harmonia na decoração. A versatilidade do tom faz com que ele seja um ótimo pedido para todos os ambientes da casa.
Casa colorida com verde
Se você gosta e se sente bem na natureza, com certeza a cor perfeita para sua casa colorida é o verde. Isso porque essa cor irá oferecer um toque de frescor e vigor ao lar.
Além disso, segundo a psicologia das cores, o verde significa esperança, fertilidade e saúde. Outro ponto que também precisa ser levado em consideração é a sustentabilidade.
Essa cor pode ser adicionada de diferentes formas e combina especialmente com uma decoração repleta de plantas.
Vermelho
O vermelho é uma cor marcante e estimulante. Isso significa que ela encoraja diálogos e alguma atividade. Por isso, é indicada para ambientes comuns como a sala, por exemplo.
Os tons mais claros de vermelho em uma casa colorida dão um toque de energia e modernidade. Por outro lado, o vermelho mais escuro confere elegância ao ambiente.
Desta forma, se o objetivo for pintar um quarto, por exemplo, o ideal é apostar em um tom mais escuro.
Casa colorida com laranja
Você já viu uma casa decorada com laranja? O fato de não ser nem um pouco comum torna a cor um elemento quase de exclusividade quando o assunto é decoração.
Porém, é importante mencionar que a cor, apesar de ser motivadora e estimular a criatividade, também possui a capacidade de estimular o apetite. Por isso, muitos restaurantes e lanchonetes apostam nesse tom.
Sendo assim, é preciso saber bem onde irá acrescentada em um projeto residencial. Aposte na cozinha, sala de jantar e home office.
Conclusão
Na hora de escolher um tom para deixar a casa colorida, opte pela que mais seja do seu agrado e você acredite que não irá enjoar com tanta facilidade.
Se surgir essa dúvida, experimente começar com itens decorativos menores como almofadas, roupa de cama ou cortina antes de pintar uma parede inteira.
Fonte: fashionbubbles