Sophia @princesinhamt
CENÁRIO AGRO

Auditorias externas garantem Certificação RTRS para propriedades do CAT Sorriso na produção de soja 24/25

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante os meses de maio e junho, a equipe do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) acompanha as auditorias externas para a certificação RTRS (Mesa Redonda da Soja Responsável) referentes à safra 2024/2025, realizadas em propriedades de membros da associação. Essa etapa rigorosa avalia mais de cem indicadores do padrão internacional, que abrangem boas práticas agrícolas, gestão de recursos humanos, responsabilidade ambiental e social, conformidade legal e infraestrutura das propriedades.

A gestora de Certificação do CAT Sorriso, Júlia Ferreira, acompanha as auditorias ao lado do auditor externo Gustavo Carvalho, da certificadora acreditada FoodChain ID. “No CAT, fazemos a gestão do grupo, o que inclui consultoria, auxílio documental, busca de mercado para venda de créditos e administração na plataforma. Atuamos previamente, para que o produtor e a fazenda estejam prontos para o momento em que estamos vivenciando agora, que é a auditoria externa”, explica Júlia.

A certificação RTRS reforça a produção responsável e gera ganhos econômicos expressivos aos agricultores de Mato Grosso. Em menos de dez anos, produtores ligados ao CAT Sorriso receberam mais de R$ 11 milhões em créditos, comercializados na plataforma RTRS como compensação ambiental por empresas de diversos países.

Mudanças na rotina das fazendas que participam da certificação da produção

A fazenda Santa Ernestina é um exemplo dos benefícios trazidos pela certificação. Localizada a apenas seis quilômetros do centro de Sorriso, no médio-norte mato-grossense, a propriedade rural cultiva soja em 2.000 hectares próprios e mais 800 hectares arrendados. Reconhecida pela organização impecável — desde o manejo de embalagens e armazenamento de insumos até o sistema de oficinas e abastecimento —, a fazenda tem sua produção certificada pela RTRS desde 2018, gerando ganhos operacionais e de produtividade.

“Tenho percebido uma grande transformação na rotina da fazenda desde que adotamos a certificação. A organização do recolhimento de embalagens, o manejo de agroquímicos e o controle de oficinas e combustíveis elevou não apenas a produtividade, mas também a qualidade dos processos”, relata agricultor Clayton Tessaro, um dos proprietários da fazenda.

Em 2024, 44 propriedades rurais associadas ao CAT Sorriso produziram quase meio milhão de toneladas de soja certificada e receberam cerca de R$ 3,8 milhões em bonificações. “Atualmente, nossos produtores representam 7,42% de todos os créditos negociados na plataforma RTRS mundial”, destaca Júlia Ferreira.

Para a coordenadora do CAT Sorriso, Cristina Delicato, os trabalhos tiveram avanços importante. “Começamos em 2015 com nove produtores certificados e hoje já são mais de 40, com ao menos dez novas propriedades previstas para entrada na próxima safra. Isso mostra que o produtor rural pode e quer ser valorizado pelas boas práticas em sua propriedade”.

O consultor externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, ressalta a importância do trabalho de preparação do CAT Sorriso: “Sem essa organização prévia, como documentação, imagens de satélite, licenças e registros, seria muito difícil expandir a certificação numa região tão estratégica como Sorriso”.

A certificação RTRS comprova que sustentabilidade e rentabilidade andam juntas, oferecendo ao mercado produtos com responsabilidade socioambiental e ao produtor uma cadeia mais justa e transparente.

Sobre o CAT Sorriso

O Clube Amigos da Terra é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais de 11 municípios de Mato Grosso em torno do desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, mantém parcerias estratégicas, como IDH e Cargill, para promover a preservação ambiental e a valorização da família do campo. Mais informações em catsorriso.org.br.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.