A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira, 23, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Este é o maior lote já registrado, tanto em número de beneficiados quanto em valores a serem pagos. Além das restituições deste ano, também estão incluídas quantias residuais de declarações de anos anteriores.
+
Neste primeiro lote, 6,2 milhões de contribuintes terão direito ao recebimento, que totaliza R$ 11 bilhões. Segundo o Fisco, todo esse montante será direcionado a pessoas com prioridade no reembolso. A distribuição dos beneficiados segue os seguintes critérios:
- 2,37 milhões contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix;
- 2,36 milhões têm entre 60 e 79 anos;
- 1,09 milhão têm o magistério como principal fonte de renda;
- 240 mil têm mais de 80 anos;
- 199,3 mil são pessoas com deficiência física, mental ou portadoras de doenças graves.
Mesmo que não tenham preferência legal, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix simultaneamente passaram a ter prioridade no pagamento neste ano, de acordo com a Receita.
Receita orienta a restituir
Para verificar se foi incluído neste lote, o contribuinte deve acessar o da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e celulares.
O crédito será efetuado em 30 de maio, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração. Aqueles que não constarem na lista poderão verificar possíveis pendências através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver alguma irregularidade, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Nos casos em que o depósito não puder ser realizado, como por exemplo quando a conta informada estiver encerrada, o valor ficará disponível por até um ano para resgate no , conforme as normas da Receita.

O cidadão poderá agendar o crédito para outra conta de sua titularidade, por meio do Portal BB ou em contato com a Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o resgate não for feito dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição novamente pelo Portal e-CAC, através o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: revistaoeste