Sophia @princesinhamt
Política

Chefes das Forças Armadas divergem sobre ordem de prisão a Bolsonaro

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O brigadeiro Baptista Junior disse, nesta quarta-feira, 21, que o general Freire Gomes ameaçou dar voz de prisão ao então presidente Jair Bolsonaro, em 2022, em virtude de um suposto plano de golpe de Estado.

Na ocasião, Baptista Junior era comandante da Aeronáutica, enquanto Freire Gomes chefiava o Exército.

Durante audiência na 1ª Turma do ao ser interpelado a respeito da possível intimidação, o brigadeiro respondeu ao procurador-geral da República: “Freire Gomes é uma pessoa polida, educada. Não falou essa frase com agressividade, mas colocou exatamente isso: ‘Se o senhor fizer isso, terei que te prender’”. De acordo com Baptista Junior, tudo ocorreu entre 1° e 14 de novembro.

No começo da semana, “A mídia até reportou aí que eu teria dado voz de prisão ao presidente, não aconteceu isso de forma alguma”, declarou o militar, na segunda-feira 20. “Acho que houve aí uma má interpretação, até quando nós conversamos em paralelo aí os comandantes.”

marinha comandante'
O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, participa do programa A Voz do Brasil — 8/6/2021 | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ainda segundo o militar, o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, pôs as tropas à disposição de Bolsonaro. À época, Bolsonaro estaria considerando baixar uma Garantia da Lei e da Ordem, ou estado de defesa, ou estado de sítio.

“Em uma dessas reuniões, eu tenho uma visão muito passiva do almirante Garnier”, disse Baptista Junior. “Lembro que o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, Freire Gomes e eu conversávamos mais, debatíamos mais, tentávamos demover o presidente. Em uma dessas reuniões, chegou o ponto em que ele falou que as tropas da Marinha estariam à disposição do presidente.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.