Sophia @princesinhamt
Economia

GalĂ­polo se posiciona contra o aumento do IOF: Entenda seus argumentos

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Sem ter sido consultado previamente, o presidente do Banco Central (), Gabriel Galípolo, se mostrou contrårio ao aumento do Imposto sobre OperaçÔes Financeiras (IOF). A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 22, pelo . As informaçÔes são do jornal Folha de S.Paulo.

Durante uma coletiva, o secretĂĄrio-executivo da Fazenda, Dario Durigan, declarou que o ministro Fernando Haddad teria discutido o decreto sobre o IOF com GalĂ­polo em reuniĂŁo na terça-feira 20. InformaçÔes posteriores, contudo, indicaram divergĂȘncias quanto ao encontro.

GalĂ­polo nĂŁo foi informado

O secretĂĄrio do Tesouro, RogĂ©rio Ceron, argumentou que as mudanças no IOF poderiam ajudar o BC a ajustar o crĂ©dito e favorecer a redução dos juros, alĂ©m de auxiliar na convergĂȘncia da inflação para a meta de 3%.

Haddad, no entanto, contrariou seus auxiliares. “Sobre as medidas fiscais anunciadas, esclareço que nenhuma delas foi negociada com o BC”, escreveu o ministro no X.

O chefe da Fazenda esteve presente no anĂșncio do bloqueio de mais de R$ 30 bilhĂ”es do Orçamento, mas se ausentou da parte da coletiva que tratou do IOF. GalĂ­polo, por sua vez, jĂĄ havia se posicionado contra mudanças no imposto em debates anteriores na equipe econĂŽmica.

Efeitos do IOF no mercado financeiro

O IOF é um tributo regulatório sob responsabilidade do Executivo cuja alteração pode ocorrer via decreto, sem necessidade de aprovação pelo Congresso. Nesta quinta-feira, o dólar foi cotado a R$ 5,66, alta de 0,35%. Isso ocorreu depois do bloqueio orçamentårio e do ajuste no IOF.

No mercado financeiro, depois de uma breve reação positiva, os ativos voltaram a piorar: o dólar reverteu as perdas e a Bolsa fechou com queda de 0,44%, ao registrar 137.272 pontos.

A instabilidade veio depois de, na segunda-feira 19, GalĂ­polo afirmar que o BC considera adequado manter a Selic em 14,75% ao ano por mais tempo. Isso teria colaborado para uma queda nas taxas de juros longas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.