O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, confirmou que o Brasil negocia com a China a flexibilização do embargo às exportações de carne de frango, suspensas desde 15 de maio após a confirmação de um caso de gripe aviária em plantel comercial no Rio Grande do Sul.
O governo brasileiro solicitou à autoridade sanitária chinesa que o bloqueio se restrinja a um raio de 10 km do foco da doença. Assim, apenas ovos e outros derivados teriam a venda impedida, visto que os municípios que circundam Montenegro – epicentro do foco – não possuem granjas comerciais.
Segundo Fávaro, se não houver novos casos nos próximos dias, a regionalização da suspensão poderá ser aceita tanto pela China quanto pela União Europeia.
A China é o principal destino do frango brasileiro. O país também estava prestes a suspender o embargo aos frigoríficos gaúchos após um caso de doença de Newcastle, mas a confirmação da gripe aviária atrasou o processo. As tratativas incluem pedido direto do presidente Lula ao líder chinês, Xi Jinping.
Fonte: canalrural