Sophia @princesinhamt
Notícias

Mato-grossense garante duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de Judô Paralímpico

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A atleta mato-grossense Erika Zoaga, apoiada pelo projeto Olimpus, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso, encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, nesta quinta-feira (10.11), com duas medalhas de prata: uma na categoria individual e outra por equipe, junto com a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.

“O Projeto Olimpus vem gerando resultados significativos para o esporte em Mato Grosso. Toda semana temos notícias de algum atleta avançando graças à parceria com o Governo de Mato Grosso”, destaca Jefferson Neves, de Cultura, Esporte e Lazer.

“Foi a melhor performance brasileira em todos os tempos. E mais, um grande feito do paradesporto mato-grossense, que teve a atleta Erika Zoaga como representante do Estado. Esse foi o primeiro mundial na carreira dela”, afirma Alex Lili, representante do Segmento das Pessoas com Deficiência do Conselho do Desporto de Mato Grosso (Consed), Alex Lili.

Com excelente desempenho, o Brasil ficou com o quarto lugar, atrás de Turquia, Ucrânia e Irã. Ao todo foram dez medalhas: duas de ouro, duas de prata e seis de bronze.

Além de Erika Zoaga, as brasileiras estiveram representadas por Alana Maldonado, Brenda Freitas, Larissa Oliveira, Lúcia Araújo, Rebeca Silva e Rosi Andrade. Elas ganharam das turcas (4 a 2), do Time IBSA (4 a 1) e das indianas (4 a 0), mas acabaram derrotadas pelas ucranianas (4 a 3), que fecharam o torneio na frente de todas.

Formaram a Seleção masculina Arthur Silva, Elielton Oliveira, Harlley Arruda, Marcelo Casanova, Sergio Fernandes, Thiego Marques e Wilians Araújo.

“O foco dos judocas brasileiros agora será o Pan-Americano da IBSA, que ocorre entre 8 e 12 de dezembro em Edmonton, no Canadá. Desde o Campeonato Europeu realizado em setembro, na Itália, todos os torneios chancelados pela Federação Internacional contam pontos no ranking, que será a base da classificação dos atletas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, conclui Lili.

Fonte: GOV MT

2024 word1

A Polícia , por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor,Procon Municipal e a Vigilância Sanitária de Cuiabá montaram uma força-tarefa para apurar denúncias de que drogarias funcionariam sem um farmacêutico responsável, comercializando medicamentos falsificados ou importados de forma ilegal.

Em um dos alvos fiscalizados nesta semana, os policiais civis e fiscais descobriram, nos fundos de um pet shop, uma passagem secreta iluminada e sem portas que dá acesso ao interior de uma que fica no imóvel ao lado. Segundo a denúncia, o proprietário do pet shop também seria o dono da farmácia, que permanece sempre fechada, porém, quando algum cliente procura o suspeito, ele acessa a farmácia pela passagem secreta e vende o medicamento desejado pelo consumidor.

Durante a operação conjunta, os policiais civis e ficais municipais fiscalizaram outra farmácia, suspeita de comercializar medicamentos falsificados. Segundo a denúncia do laboratório farmacêutico responsável por dois medicamentos que estão com suspeita de falsificação ou de terem sido importados ilegalmente, os produtos tiveram os registros cancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão proibidos de serem importados e comercializados no Brasil.

No local da denúncia, não foram encontradas caixas dos medicamentos com suspeita de falsificação ou de contrabando. Contudo, a equipe apreendeu uma nota fiscal onde está discriminada a venda de 30 caixas dos dois medicamentos para um órgão público, pelo valor de R$ 89.700,00. A aquisição dos medicamentos foi determinada após decisão judicial para atender a uma paciente da cidade de Lucas do Rio Verde.

As investigações continuam e a Polícia Civil quer apreender amostra dos medicamentos para perícia. Também foi encaminhado ofício aos públicos que adquiriram os medicamentos para esclarecer as circunstâncias da compra e o destino dado aos produtos.

Se for comprovada a comercialização dolosa de medicamentos falsificados ou sem registro na Anvisa, os envolvidos responderão por crime contra a saúde pública, com pena de prisão de até 15 anos e multa.

Fonte: GOV MT

2024 word1

Um reencontro de dois , depois de mais de cinco décadas sem notícias um do outro, foi proporcionado pela Polícia Civil, em Canarana, na região leste do estado, depois de uma investigação e buscas por informações. Com o trabalho realizado pela equipe da Delegacia do município, um morador da cidade pôde finalmente, depois de 53 anos, conversar com seu irmão mais velho. O reencontro, mesmo , trouxe alegria a todos os familiares e os irmãos combinaram se encontrar no início do próximo ano.

Há duas semanas, o senhor Espedito Fernandes Pereira de 69 anos, como de costume diário, foi à Delegacia de Canarana para tomar um café com os servidores, pois é amigo de longa data dos policiais. Durante a conversa, ele resolveu confidenciá-los que tinha vindo do estado das Minas Gerais para Mato Grosso para encontrar seu pai, porém, nunca o localizou. Ele se instalou em Canarana, casou, teve seus filhos e perdeu o contato com seus familiares.

Diante das informações, os policiais civis da unidade realizaram diligências e buscas em banco de dados para tentar localizar os parentes de seu Espedito. E a surpresa foi quando os investigadores conseguiram localizar um irmão de Espedito, que também residia em Mato Grosso.

A equipe continuou as buscas pelo irmão, cujas informações apontavam que ele residia no norte do estado, porém, todos os telefones vinculados estavam desatualizados. Mas os policiais não desistiram e depois de entrar em contato com a Delegacia de Alta Floresta, a equipe de Canarana solicitou apoio para localizar o irmão de seu Espedito naquele município. Poucos minutos após o pedido de apoio, chegou a informação positiva da localização conforme endereço repassado à equipe de Alta Floresta. Finalmente, a equipe da Delegacia de Canarana ia dar uma boa notícia ao idoso.

No dia 04 de novembro, os investigadores levaram seu Espedito à delegacia, mas sem dizer o que o aguardava. Depois, eles realizaram uma chamada de vídeo pelo WhatsApp e finalmente os irmãos se viram, depois de uma longa espera e 53 anos de afastamento.

O delegado Deuel Paixão de Santana colocou os dois irmãos para conversarem pela chamada de vídeo e depois de matar um pouco da saudade de tantos anos, já prometeram se encontrar em Alta Floresta, em janeiro do próximo ano. O irmão do senhor Espedito tem 82 anos.

Depois da conversa entre os dois irmãos na delegacia, eles mantiveram o contato por Whatsapp, o que também possibilitou que seu Espedito reencontrasse o restante de seus irmãos, que residem em Minas Gerais. Inclusive, estão marcando uma visita presencial para janeiro, em Minas Gerais e, enfim, se reencontrarem pessoalmente.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.