A notificou, nesta quarta-feira, 14, as empresas Meta e TikTok para que removam, no prazo de 24 horas, publicações sobre a viagem da comitiva do presidente à Rússia. A Meta é dona do Facebook, Instagram e Threads.
O órgão classificou como “falsas” informações divulgadas sobre a missão oficial. Segundo a AGU, as mensagens confundem o público ao tratar de temas sensíveis da diplomacia brasileira.
As notificações extrajudiciais foram enviadas a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Nelas, os procuradores da União indicam links que, segundo o governo, propagam tais desinformações. Para o Planalto, os posts enganam o público ao distorcer as ações do Poder Executivo.
Caso não cumpram a ordem de remoção dos conteúdos, as empresas poderão ser responsabilizadas por omissão culposa, segundo advertência expressa do órgão.
A AGU, no entanto, não informou a imprensa sobre quais publicações considera falsas. As redes sociais têm sido inundadas por postagens que denunciam o uso de dinheiro público nas viagens internacionais de Lula.
Fonte: revistaoeste