Entre os beneficiados na 1ª edição está o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT), que mantém a Casa das Pretas, no Centro Histórico de Cuiabá. Espaço de atividades culturais permanentes e de acolhimento à população negra do Estado, o centro cultural teve sua fachada e cobertura restauradas graças aos recursos do MT Preservar.
Para a presidente do Imune-MT, Antonieta Costa, o edital da Secel permitiu não apenas restaurar estruturas, mas manter viva a memória histórica do local.
“Com o edital, nós podemos não só restaurar, mas manter viva a memória do espaço que traz, na sua história, a carga de já ter sido mercado de pessoas escravizadas e agora faz o resgate da identidade negra. Além de serem fontes de conservação do centro histórico, esses recursos ajudaram a resgatar a força do povo negro na história de Mato Grosso”, destaca Antonieta.
A seleção pública contemplou imóveis pertencentes a organizações sociais, prefeituras mato-grossenses e também a pessoas físicas, como uma edificação do tipo colonial, que faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Cáceres.
Fonte: leiagora