O anúncio surpreendeu um total de “zero pessoas”, mas a Jeep finalmente confirmou o que já se esperava há anos, o crossover Avenger será lançado no Brasil em 2026.
O jipinho revelado em 2022 terá a tarefa de ser o modelo mais acessível da marca norte-americana em nosso país, ou seja, abaixo do já cansado Renegade.
Por falar no SUV compacto, a confirmação da chegada do Avenger foi feita em evento na fábrica de Goiana, em Pernambuco, que completou 10 anos desde que começou a fabricar justamente o Renegade.
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O palco, no entanto, foi um tanto “deslocado” já que o Avenger será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, diferentemente dos demais Jeeps nacionais.
A razão? Trata-se de um veículo projetado sobre a plataforma CMP, aquela que é usada originalmente pelo Peugeot 208 e 2008, mas que hoje se espalhou por vários modelos do grupo Stellantis.
O “Jeep europeu” foi criado para tentar emplacar a marca no Velho Continente e tem até demonstrado algum fôlego, sobretudo após a versão com motor a combustão ter sido lançada – inicialmente ele foi vendido apenas na versão elétrica.
Meio Peugeot, meio Fiat
A Stellantis não deu mais detalhes além de confirmar a produção do novo Jeep nacional, mas há há tempos se comenta que o Avenger brasileiro fará uso extensivo de componentes já conhecidos de outros veículos do grupo.
Entre eles estão o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e o câmbio CVT, além do sistema híbrido leve de 12V que estrou no Fiat Pulse e Fastback.
A Jeep deve introduzir mudanças estéticas e de conteúdo para agradar o público brasileiro, mas não será surpresa se você encontrar elementos comuns em carros de outra marca.
O Avenger é um carro menor que o Renegade, com 4,08 m de comprimento (contra 4,23 m), 1,78 m de largura (1,8 m), 1,53 m de altura (1,71 m) e entreeixos de 2,56 m (2,57 m).
Reza a lenda que o Avenger poderá ter versões com tração integral para justificar a aura da marca, mas elas devem servir mais como chamariz do que produto de volume.
Volume, aliás, que é a grande esperança da Stellantis com o modelo, que deve custar a partir de R$ 125 mil em valores atuais.
Após chegar a quase 150 mil emplacamentos em 2021, a Jeep vem descendo a ladeira “sem o 4×4 acionado”. Em 2022 foram 137 mil carros vendidos, volume que caiu para 127 mil em 2023 e 121 no ano passado. Até abril deste ano ela conseguiu comercializar quase 36 mil unidades.
Fonte: autoo