Conforme apurado pelo Leiagora, Ussiel teve o mandado de busca e apreensão cumprido em Cuiabá, no início da manhã. Além disso, ele teve os bens bloqueados e foi proibido de sair do país tendo o passaporte apreendido.
Além do mandado contra Ussiel, outras 10 ordens judiciais foram cumpridas , sendo que dentre os alvos 3 também em Cuiabá e mais dois em Primavera do Leste.
Segundo a PF, as investigações identificaram uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas “propinas” lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido.
Vale relembrar que a primeira fase da Sisamnes tinha como alvos dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. Ambos seguem afastados do cargo e são monitorados por tornozeleira eletrônica.
Além dos magistrados, outro alvo foi o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, investigado por atuar como ‘lobista’, ou seja, o mediador do esquema. Ele está preso desde novembro de 2024.
O caso veio à tona depois do assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, por meio da análise do celular do jurista.
Fonte: leiagora