É comum, com o passar dos anos, que as lentes dos faróis do veículo fiquem amareladas, causando desconforto para o motorista. Além da questão estética – afinal, o seu carro pode apresentar aparência de velho e descuidado –, há motivos de sobra para resolver esta questão.
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A principal motivação deve ser a segurança, porque com faróis amarelados não se consegue dirigir direito no período noturno. O motorista perde a visibilidade, o que pode acarretar acidentes. Além disso, o “defeito” é considerado uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a uma multa de R$ 130,16 e a quatro pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Remover o amarelado dos faróis nada mais é do que limpar a lente de acrílico, um efeito causado basicamente pela radiação solar, dos raios ultravioletas, quando a camada de verniz protetora começa a perder eficiência. Em casos brandos, é possível realizar o polimento de forma manual, em casa.
Mas quando o amarelamento é profundo, o serviço é mais complexo. No entanto, quem se sente seguro em fazer por conta própria, pode economizar um bom dinheiro, visto que esse serviço especializado chega a custar mais de R$ 200.
Saiba como remover o amarelado dos faróis do seu carro
A base do procedimento de polimento dos faróis consiste em lixar a lente, preferencialmente com uma máquina de polir para acrílico, que é diferente daquelas utilizadas para polir a lataria do veículo. Quanto mais danificado está a lente do farol, mais grossa deve ser a lixa – até finalizar com uma lixa bem fina, também chamada de lixa d’água (número 1000 para cima).
Durante o processo de lixamento, todo o verniz velho será removido e a lente ficará opaca. Há quem utilize cera nesse processo, para remover todos os resíduos. O passo seguinte é passar massa de polir e, finalmente, um verniz de qualidade para proteger a lente.
Todo o serviço deve ser feito na sombra, de preferência em um dia não muito ensolarado. Depois, para evitar que os faróis voltem a ficar amarelados novamente, deve-se evitar estacionar o carro em locais abertos e limpar a lente com frequência, principalmente quem frequenta regiões litorâneas, pois a maresia é altamente corrosiva.
Confira o passo a passo a seguir e, em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado.
Passo a passo para remover o amarelado dos faróis
Primeiramente, adquira o material necessário para a realização do procedimento:
- Fita crepe larga
- Flanelas de microfibra ou algodão
- Estopa
- Bucha macia ou esponja
- Sabão ou detergente neutro
- Borrifador de água
- Massa de polir
- Lixas d’água 1.000 a 2.000
Então, siga as etapas a seguir:
- Lavagem e secagem – O primeiro passo é escolher um local claro, à sombra. Esse procedimento não pode ser realizado sob o sol, porém é preciso que haja bastante luz, para enxergar o resultado final. Use a bucha ou esponja e o sabão para lavar a lente do farol e o entorno dele. A superfície deve estar bem limpa. Enxague com bastante água e seque bem. Use a fita crepe para proteger a lataria entorno do farol.
- Lixagem – Antes de começar a lixar, borrife água na lente do farol e molhe a lixa. Comece pela lixa mais grossa, a número 1.000 (quanto maior o número, mais fina). Aqui, o importante é fazer movimentos horizontais e verticais, nunca circulares. Não deixe a lente secar. Borrife água sempre que sentir que está secando, e molhe a lixa também. A lente do farol vai começar a ficar esbranquiçada. Não se preocupe, é normal. Limpe a lente e passe a lixa mais fina, sempre umedecendo a lente e molhando a lixa. Quanto mais fina a lixa, melhor o acabamento.
- Polimento – Após terminar de lixar, lave bem a lente e seque. Passe a massa de polir com ajuda da estopa, em movimentos circulares. Espere uns minutos para o produto agir e faça o polimento com a flanela de microfibra ou algodão, sempre em movimentos circulares, até que a lente fique clara e brilhante. É possível utilizar uma máquina de polir, mas é preciso se atentar à velocidade da máquina para não danificar as lentes.
Este é um procedimento que requer um bom esforço físico e paciência, principalmente nas etapas de lixagem e polimento, de acordo com o nível de amarelamento dos faróis.
Com informações da Nakata Automotiva.
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