Para além do mundo colorido das frutas, legumes e vegetais, estão as plantinhas que, além de servirem como decoração, complementam cardápios mundo afora. As plantas comestíveis, antes ignoradas, podem se revelar ricas em vitaminas e minerais, caules fibrosos e flores delicadas podem adicionar um toque especial a pratos sofisticados.
O Primeira Página reuniu quatro delas e te conta um pouco sobre cada uma e em quais receitas elas podem ser usadas.
Ora-pro-nóbis
Considerada uma “carne de pobre” por seu alto teor de proteínas, essa trepadeira possui folhas nutritivas que podem ser consumidas refogadas, em sopas, omeletes ou saladas. É uma planta rústica e fácil de cultivar.
Peixinho
Apesar do nome, esta planta tem um sabor que lembra o peixe frito quando empanada e frita. Suas folhas aveludadas são a parte comestível e proporcionam uma textura interessante aos pratos. É uma planta ornamental que também pode ser utilizada na culinária.
Capuchinha
Tanto as folhas quanto as flores e os frutos desta planta são comestíveis. As folhas têm um sabor levemente picante, as flores são mais suaves e os frutos podem ser utilizados como conservas, lembrando alcaparras. Além do sabor, a capuchinha adiciona cor e beleza aos pratos.
Azedinha
Pequena planta que cresce em locais úmidos e sombreados. Suas folhas têm um sabor ácido e refrescante, podendo ser adicionadas a saladas, sopas ou utilizadas para fazer um tipo de limonada. Deve ser consumida com moderação devido ao teor de ácido oxálico.
Fonte: primeirapagina