Sophia @princesinhamt
Música

Celebrities assinam carta em apoio à comunidade trans no Reino Unido

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma série de estrelas da cena musical britânica assinou uma carta aberta em apoio à comunidade trans do Reino Unido após a decisão da Suprema Corte do país que define uma mulher com base apenas no sexo biológico. Entre os nomes na assinatura estão os de Charli XCX, JADEMarina.

LEIA MAIS

2025 word1

Olly Alexander, Jessie Ware e Rina Sawayama também participaram da iniciativa. Foto: Instagram @ollyalexanderr | @jessieware | @rinasonline

A campanha foi iniciada pelo cantor Tom Rasmussen em colaboração com Olly Alexander (ex Years and Years), Martha Kinn, empresária de Olly, e o publicitário Tom Mehrtens. A iniciativa rapidamente ganhou reforço de outros artistas britânicos, como Charli XCX, JADE,Perrie Edwards e Leigh-Anne Pinnock, do Little Mix, Jessie Ware, Rina Sawayama, Florence Welch, Mabel, Paloma Faith, Alison Goldfrapp, Marina Diamandis, Self Esteem e Neneh Cherry.⁠

“Nós, profissionais da indústria musical do Reino Unido abaixo assinados, nos solidarizamos com as comunidades trans, não binárias e intersexo que foram impactadas pela decisão da Suprema Corte em 16 de abril. Há muito tempo celebramos uma diversidade de vozes e identidades, e a indústria musical do Reino Unido é um dos nossos bens culturais mais pioneiros e vitais — um espaço no qual pessoas trans, intersexo e não binárias estão presentes em todos os aspectos: passado, presente e futuro,” diz trecho da carta.⁠

O documento ainda reforça a urgência em trabalhar em prol dos direitos de pessoas trans e pede proteção contra discriminação e assédio: “Precisamos agora, com urgência, trabalhar para garantir que nossos colegas, colaboradores e públicos trans, não binários e intersexo estejam protegidos contra discriminação e assédio em todas as áreas da indústria — sejam estúdios, casas de shows, escritórios ou festivais.”

No ato da publicação, a carta contava com mais de 330 nomes na assinatura. O texto do documento também convocou as principais organizações da indústria da música do Reino Unido – incluindo grandes gravadoras independentes, editoras, empresários e entidades comerciais – a “se juntarem a nós na condenação da decisão da Suprema Corte”.

A decisão da Suprema Corte e a repercussão

A decisão da Suprema Corte do Reino Unido foi duramente criticada, com protestos e ações comunitárias promovidas pela comunidade trans e aliados nas semanas seguintes à decisão. Nos últimos dias, vários autores e atores também assinaram cartas abertas semelhantes à dos artistas da música, condenando a decisão e oferecendo apoio à comunidade. A Dra. Victoria McCloud, a primeira juíza assumidamente trans do Reino Unido, pretende recorrer da decisão ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.