Sophia @princesinhamt
Boas Ações

CRF-MT e Farmácia Solidária: Conscientização e Doação de Medicamentos – Saiba como descartar corretamente!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta segunda-feira, 5 de maio, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), em parceria com a Farmácia Solidária Frei Osvaldo da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, está promovendo uma campanha de conscientização sobre o uso responsável de medicamentos, o descarte correto e a doação de medicamentos e curativos em boas condições.

A ação tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos da automedicação e, ao mesmo tempo, incentivar a solidariedade. Medicamentos e curativos dentro do prazo de validade, armazenados corretamente e em boas condições, podem ser doados para Farmácia Solidária, que os disponibiliza gratuitamente para pacientes em situação de vulnerabilidade social.

“Ao doar medicamentos que estão sobrando em casa, mas ainda dentro do prazo de validade, você evita o desperdício, contribui com o meio ambiente e ajuda quem precisa”, destaca a presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis.

Segundo ela, o uso racional de medicamentos não se resume apenas à forma correta de consumo, mas também envolve o cuidado com o armazenamento, a verificação da validade e o destino final adequado do produto.

A Farmácia Solidária Frei Osvaldo recebe todos os tipos de medicamentos como analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos e outros de uso contínuo e curativos, desde que estejam:

    • Lacrados
    • Dentro do prazo de validade
    • Em boas condições de conservação

Já os produtos vencidos ou mal armazenados devem ser descartados corretamente em pontos de coleta especializados, a fim de evitar contaminação do solo e da água.

O diretor técnico da Farmácia Solidária Frei Osvaldo, Dr. Iberê Júnior, destaca a relevância da parceria com o CRF-MT. “Essa parceria é fundamental para ampliarmos a conscientização sobre o uso correto dos medicamentos e, principalmente, para fortalecer a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. Muitas vezes, as famílias não sabem que podem recorrer à Farmácia Solidária para retirar gratuitamente alguns medicamentos. Nosso trabalho também é orientar sobre o uso correto de medicamentos, além de acolher essas pessoas que mais necessitam”, destacou.

Durante a campanha, o CRF-MT também alerta a população sobre os riscos da automedicação e da interrupção de tratamentos sem orientação profissional. “O uso inadequado pode mascarar doenças, provocar reações adversas e até agravar quadros clínicos. Por isso, o acompanhamento do farmacêutico é essencial”, explica a farmacêutica Dra. Daniela Vial.

A Farmácia Solidária Frei Osvaldo está localizada na rua Presidente Epitácio Pessoa, nº 32, bairro Quilombo, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe – Contato: (65) 99632-3878
E-mail: casafreibernardo@gmail.com.


 
Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.