O ministro da , , e a presidente da , Magda Chambriard, tiveram encontros com empresários chineses em . A reunião, feita nesta segunda-feira, 28, teve foco no setor de óleo e gás e em projetos de infraestrutura.
O setor naval brasileiro foi um dos assuntos discutidos na reunião. A intenção do governo brasileiro é buscar a ajuda da China para o desenvolvimento dessa área.
“Viemos propor a ampliação da parceria entre Brasil e China no investimento em petróleo e gás”, disse Magda. “Entendemos que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros e acreditamos que o incremento da nossa cooperação trará benefícios para os nossos países. Viemos reforçar nossos laços de cooperação e propor novos negócios.”
Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, também esteve na reunião. O executivo afirmou que planeja a contratação de 25 navios até 2030 e que a contratação de embarcações produzidas em estaleiros nacionais será priorizada.
“Temos estaleiros ociosos no Brasil e seria importante construirmos novas parcerias comerciais e tecnológicas”, explicou Bacci. “Em linha com as políticas públicas do governo brasileiro de estímulo à construção de navios no Brasil, reforçamos o convite ao conjunto de empresários para poderem avaliar as oportunidades que temos no setor.”
Costa também se encontrou com diversos representantes da infraestrutura chinesa. A pauta foi a busca por investimentos no setor ferroviário brasileiro.

“Para o governo brasileiro e o presidente Lula, é fundamental o investimento na infraestrutura e na logística”, disse Costa. “A partir da utilização de vários modais, mas tento como carro chefe o modal ferroviário.”
Fonte: revistaoeste