Você sofre com problemas digestivos? Então, com certeza precisa de uma ajuda extra logo após as refeições. Por isso, os chás são ótimos remédios naturais para melhorar a digestão e diminuir os incômodos estomacais.
Além da indigestão, outros problemas que também podem ser resolvidos com a ajuda dos chás são a prisão de ventre e a náusea. Assim, é muito importante aprender as propriedades destas bebidas que são tão benéficas à saúde.
Por isso, selecionamos os 10 chás que podem melhorar a digestão:
Saiba quais os benefícios de cada um deles e onde encontrá-los.
Chá de gengibre
O gengibre é uma especiaria muito utilizada no Brasil. Com nome científico Zingiber officinale, a planta possui compostos importantes para o esvaziamento do estômago.
Chamados de shogaols e gingerols, eles também estimulam as contrações no estômago. Como resultado, estudos apresentaram benefícios no tratamento de náuseas, gases, inchaço e indigestão.
Uma das pesquisas ainda apontou que o consumo diário de 1,5 g de gengibre reduz vômitos, enjoo e náuseas decorrentes de quimioterapia ou gravidez.
Além disso, também foi realizado um estudo com cerca de 11 pacientes. De forma aleatória, alguns deles tomaram suplemento de 1,2 g de gengibre. Assim, o restante recebeu placebo.
Constatou-se que os pacientes que receberam suplemento diminuíram em 4 minutos o tempo de esvaziamento do estômago. Isso em comparação com os que receberam placebo.
Porém, ainda não existem estudos comparando o suplemento e o chá de gengibre. Mas vale destacar que os benefícios do chá são muito similares. Por isso, a infusão é uma excelente opção para melhorar a digestão.
Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é muito conhecida pelo sabor refrescante e cheiro marcante. Porém, poucos sabem que a erva também é um potente remédio natural contra dores de estômago.
Essa tese foi comprovada em uma série de estudos realizados em animais e humanos. Todos atestaram que a hortelã-pimenta melhora problemas digestivos.
Por exemplo, o óleo de hortelã-pimenta é primordial no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Trata-se de uma inflamação no intestino grosso que possui como um dos sintomas a dor de estômago. Além disso, há gases e distensão abdominal.
Um estudo feito com pessoas com SII comprovou que 75% dos pacientes que tomaram cápsulas de óleo de hortelã-pimenta duas vezes ao dia durante 4 semanas apresentaram diminuição dos sintomas.
Além disso, é importante destacar que o chá de hortelã-pimenta apresenta benefícios parecidos com o óleo. Porém, ainda não há estudos sobre o efeito do chá na digestão.
Raiz de Angélica
Uma das principais vantagens da raiz de Angélica é que ela cresce no mundo todo. Assim, é fácil de encontrar!
O sabor terroso da planta faz com que seja confundida com o aipo. Embora toda a planta possa ser aproveitada para produzir remédios naturais, a raiz é a principal parte que ajuda na digestão. Isso porque a raiz de Angélica possui polissacarídeo.
De acordo com estudos em animais, ele foi responsável por aumentar o número de células saudáveis no estômago e nos vasos sanguíneos que trabalham no sistema digestivo. Como resultado, ajuda a proteger o estômago contra possíveis danos.
Além disso, uma pesquisa publicou o resultado da raiz de Angélica no estímulo de secreção de ácidos intestinais. Os pesquisadores usaram tubos de ensaio com células intestinais de humanos. Desse modo, chegaram à conclusão de que a planta pode aliviar a constipação.
A pesar de o estudo ter sido desenvolvido com células humanas e em animais, ainda não há qualquer estudo em humanos.
Chá preto
De todas as opções de chás que melhoram a digestão, o chá preto é o mais consumido no Brasil. E não é à toa. Afinal, ele oferece uma série de benefícios à saúde.
Mas, quando se fala em digestão, é preciso destacar as teaflavinas e as arubiginas, que são poderosas antioxidantes. Por isso, protegem o estômago contra as úlceras.
Esse benefício foi comprovado em um estudo realizado com ratos que possuíam úlceras estomacais. Logo após 3 dias de consumo do chá preto, observou-se a cura de cerca de 78-81% das úlceras.
Ao mesmo tempo, outra pesquisa com ratos apontou que o extrato do chá preto facilitou o esvaziamento gástrico. Além disso, os que tomam medicamentos também tiveram a melhora na digestão.
Dessa forma, vale destacar que já existem comprovações científicas de que a bebida é um ótimo remédio natural para tratar úlceras e facilitar a digestão.
Chá de dente-de-leão
Sem dúvida, você já assoprou algum dente-de-leão que encontrou no jardim. Porém, o que poucos sabem é que esta flor tão comum pode ser ingrediente para chás.
De acordo com estudos, alguns dos benefícios do dente-de-leão são:
Contudo, os estudos que apresentam tais resultados foram feitos apenas em animais. Como resultado, faltam comprovações científicas em humanos.
Chá de boldo
Sabe aquele peso e sensação de inchaço após comer um prato de feijoada? Ela só poderá ser diminuída após um auxiliar para a digestão, ou seja, após uma xícara de chá de boldo.
Isso porque a infusão potencializa o funcionamento do fígado na hora de metabolizar as gorduras. Desta forma, elas são digerias com mais facilidade e previne a indigestão.
Portanto, é uma ótima opção para ser incluída no cardápio após a ingestão de pratos gordurosos.
Chá de tomilho
O tomilho é muito mais do que um tempero. Segundo pesquisadores, o chá desta erva é capaz de melhorar significativamente a digestão.
Para potencializar os efeitos do chá de tomilho, acresce poejo. Assim, a bebida ficará ainda mais rica em propriedades benéficas à saúde e os bons resultados aparecerão em menor tempo.
Chá de erva-doce
O chá de erva-doce é bastante comum no Brasil e oferece uma série de benefícios. Dentre eles, pesquisadores descobriram que as propriedades da erva faz com que ela estimule os fluídos intestinais.
Sendo assim, ela acelera o processo digestivo. Além disso, a infusão é um excelente remédio natural que auxilia o tratamento de dor gástrica, estofamento no estômago e arrotos.
Chá de hibisco
Quem está em busca de perder peso, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do chá de hibisco. Afinal, a infusão é uma excelente reguladora intestinal. Além disso, ajuda a desinchar o corpo.
Tudo isso graças ao poder antioxidante do hibisco, que combate os radicais livres. Como resultado, além de facilitar a ingestão e o emagrecimento, também previne o envelhecimento precoce, problemas cardíacos e desenvolvimento de câncer.
Chá de camomila
Se você costuma ter gases após as refeições, precisa começar a consumir o chá de camomila. Isso porque a infusão auxilia a diminuir as cólicas causadas por esse mal.
Além disso, possui efeito levemente sedativo, o que é indicado para pessoas que sofrem com ansiedade e insônia, além de diminuir as dores de cabeça.
Onde encontrar as ervas?
Todas as ervas que listamos são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais ou ainda na internet.
Já o gengibre você encontra à venda em supermercados e quitandas. Por outro lado, o dente-de-leão pode ser encontrado até mesmo no quintal de casa.
Se você quiser consumir o chá preto pronto, é importante verificar quais são os outros componentes misturados no sachê. Prefira produtos com menos ingredientes a fim de conseguir um resultado mais eficaz.
Conclusão
Por fim, vimos que os chás apresentados melhoram não apenas a digestão, mas também previnem contra uma série de doenças estomacais.
Dessa maneira, vale a pena adicioná-los no cardápio de forma variada. Afinal, ficará mais difícil de enjoar e também será possível garantir outros benefícios de cada especiaria.
Por outro lado, caso você sinta algum desconforto após o consumo de qualquer um desses chás, consulte um médico.
Fonte: fashionbubbles