Não é que vazaram as primeiras imagens oficiais da nova geração do Jeep Compass? As fotos mostram detalhes do SUV que batem com os teasers que já foram divulgados pela Stellantis e revelam como será o modelo com fabricado sobre a nova plataforma SLTA Medium, a mesma usada pela Peugeot e Citroën.
VEJA TAMBÉM:
Pelo visto, o novo Jeep Compass vai manter a mesma aura, apesar de ter mudado. Isso porque mantém sua identidade visual. O design fico mais quadrado em comparação com seu antecessor e adota novas opções de motorização, incluindo versões híbridas, híbridas plug-in e totalmente elétricas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Nova plataforma, mesma identidade
Imagem: Reprodução/ Internet
As imagens mostram o Compass em diversas configurações. A versão verde-limão provavelmente é o modelo totalmente elétrico, como indicado pelo emblema “e” na tampa traseira. Já o modelo branco, com detalhes em preto e uma placa de proteção frontal distinta, pode ser a versão robusta Trailhawk.
Também damos uma primeira olhada no interior, onde o novo design inclui tela da central multimídia no centro do painel, com luz ambiente, Além disso, há uma fileira de botões e um botão giratório. O console central e o painel são realçados por detalhes de alumínio e pelo que parecem ser muitos porta-objetos.
Além disso, o novo Compass poderá ter multimídia com ChatGPT, permitindo interação em linguagem natural entre os ocupantes e o veículo, aprimorando ainda mais a experiência de dirigir. Além disso, com foco na sustentabilidade, o carro incorpora mais de 500 kg (1.102 lbs) de materiais verdes em toda a sua construção, incluindo plásticos reciclados e metais ecológicos.
Por fora, o novo Compass é mais esculpido, inspirando-se no design do Avenger que, será fabricado em Porto Real (RJ), a partir do ano que vem. Quanto ao novo Compass, sua estreia no Brasil não vai acontecer antes de 2027. Até lá, a Stellantis debe lançar uma versão híbrida leve e fazer promoções para enfrentar a forte concorrência, principalmente dos SUVs de marcas chinesas, entre os quais BYD Song Pro e GWM Haval H6.
De qualquer forma, o que tambpem chama atenção são itens como para-lamas bem definidos e toques de estilo moderno, incluindo faróis de LED nítidos e entradas de ar ultrafinas no para-choque dianteiro. A postura do SUV é ainda mais realçada pelos arcos das rodas quadrados e pelo generoso revestimento plástico. Os balanços dianteiro e traseiro mais curtos tornam o Compass mais ágil em comparação com o modelo anterior.
Imagem: Reprodução/Internet
A nova geração do Jeep Compass será maior que a atual com todas as medidas. O comprimento passará a ficar em aproximadamente 4,55 metros (14 cm a mais que o atual), 1,90 m de largura (9 cm maior) e 2,75 m de distância de entre-eixos (12 cm maior). Além disso, espera-se que o vão livre do solo seja de 22 cm, ajudando a superar obstáculos pelo caminho.
É seguro presumir que pelo menos algumas das opções de motorização oferecerão tração integral, mantendo-se fiel ao legado off-road da Jeep. Baseado no Peugeot e-3008, o Compass elétrico pode gerar até 321 cavalos de potência com motores elétricos duplos, com capacidades de bateria de 73 kWh e 97 kWh.
A Stellantis confirmou que a produção do novo Jeep Compass começará em Melfi (Itália), no segundo semestre. Embora os modelos norte-americanos estivessem originalmente programados para sair da linha de montagem do Canadá a partir de 2026, atrasos relacionados às tarifas dos EUA sobre veículos importados teriam adiado o lançamento para esse mercado.
Imagem: Reprodução/Internet
Fonte: autoo