Alta Floresta se Reinventa: Moda, Inovação e Colaboração no Centro do Comércio
Do desfile à presença digital, Sebrae/MT mobiliza empreendedores para um novo ciclo de crescimento e protagonismo regional.
30/04/2025 às 17:06
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu, nos dias 28 e 29 de abril, em Alta Floresta, o lançamento dos programas “Jornada do Varejo da Moda” e Agente de Inovação Local (ALI). O objetivo é transformar o comércio local através de ações estratégicas de qualificação, inovação e colaboração empresarial. As empresas que aderiram ao projeto vão receber orientações de profissionais especializados e acompanhamento sob medida.
No evento do dia 28 de abril, a analista Técnica do Sebrae/MT e gestora do projeto Varejo da Moda, Viviane Santos, apresentou o panorama do setor em Alta Floresta, que conta com 2.288 empresas ativas no comércio, sendo 530 delas do segmento de moda. “O objetivo é ampliar a competitividade do setor, fortalecer redes de colaboração entre os lojistas e realizar um evento anual de moda na cidade”, pontua.
Viviane explica que o projeto se estrutura em quatro pilares: formação de uma rede entre os empresários, capacitação e consultorias especializadas, promoção de ações de inovação (como marketing e vitrine) e a organização de um desfile de moda que acontecerá em outubro para conectar marcas, tendências e consumidores.
A jornada com duração de seis meses, vai atender 100 empresas do varejo da moda. A analista comenta que o projeto é ousado e tem como meta aumentar em 16% o faturamento das empresas participantes até o final de 2025. “A meta é arrojada, mas, se todos se comprometerem, colocarem a mão na massa e participarem das ações propostas pelos nossos especialistas, a gente consegue e bate a meta”, convoca Viviane.
A palestra com o consultor e gestor estadual do Varejo da Moda do Sebrae/MT, Alberto Santana, abordou tendências globais que impactam diretamente o varejo como formas de pagamento, sustentabilidade, moda circular e inclusão. “É importante compreender o comportamento do consumidor moderno, que valoriza personalização e experiências imersivas na loja”, destaca o gestor.
PRESENÇA DIGITAL
DDando início ao projeto ALI – Agente Locais de Inovação, o Sebrae/MT promoveu o “Encontro Sebrae de Negócios”, no dia 29 de abril, reunindo empresários interessados em aprimorar suas estratégias digitais e fortalecer seus empreendimentos. O evento contou com a palestra “Como melhorar sua presença digital e alavancar suas vendas”, ministrada pelo especialista Leandro Guimarães.
O projeto ALI usa a inovação para solucionar os problemas e desafios enfrentados no pequeno negócio, “o foco é reduzir os custos e aumentar a produtividade e o faturamento, com uma metodologia, ágil, simples de aplicar e pensada no dia a dia de vocês. É pra isso que o Sebrae existe, para ajudar o pequeno” ressaltou Erica Monte Sião, consultora sênior do Projeto ALI.

Leandro Guimarães trouxe dados importantes e reforçou a importância da agilidade no mundo digital. Hoje 92% dos brasileiros estão conectados à internet, e passam uma média de 3h37min por dia nas redes sociais, “velocidade é mais importante do que tamanho para quem quer se destacar no mercado” pontuou o especialista. Ele também explicou como usar de forma estratégica redes sociais como Instagram, Google, Tik Tok, e WhatsApp conforme o tipo de produto ou serviço.
A palestra abordou ainda o uso da inteligência artificial na criação de conteúdo, com ferramentas como ChatGPT e geradores de imagem e a importância do tráfego pago como estratégias de alcance conversão.
O evento promoveu ainda uma dinâmica de networking entre os participantes, incentivando conexões comerciais reais. Ambos os projetos tem duração de seis meses e promete reposicionar o comércio local de Alta Floresta como referência regional em inovação, sustentabilidade e profissionalização dos setores.
Fonte: Sebrae