Sophia @princesinhamt
Notícias

Centro de Eventos do Pantanal celebra profissionais e revela novidades para 2025

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Centro de Eventos do Pantanal homenageia profissionais do setor e anuncia novidades para 2025

A comemoração dá início a uma série de atividades que marcam os 25 anos do espaço, que será ampliado e modernizado

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
30/04/2025 às 15:13

Em comemoração ao Dia do Profissional de Eventos, celebrado nesta quarta-feira (30/04), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou um café da manhã no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), reunindo cerca de 50 profissionais do setor.

Para Jocely Sandrin, da empresa VJ Eventos, “acolhida” é a palavra que define a relação do Centro de Eventos do Pantanal com os empreendedores da área. Ela também expressa sua gratidão em trabalhar com o CEP. “Por mais que você planeje o evento, aqui você sempre se surpreende com algo a mais. Somos respaldados, e isso nos traz um sentimento de proteção”, afirma.

2025 word1
Profissionais da área de eventos recebem homenagem na data em que se celebra a profissão

O empresário Enio Castilho, da Lade Som, Luz e Palco, destaca que, ao comemorar a data, o Sebrae/MT reconhece a importância do profissional de eventos para a economia local. Atuando na área desde a fundação do CEP, ele reforça a relevância da parceria entre os empreendedores e o Centro.

“Somos um mercado que fomenta outras profissões, levamos criatividade e entretenimento às pessoas e geramos negócios para as empresas. E de que adianta termos esse potencial sem uma estrutura capaz de atrair eventos? Por isso, tenho um sentimento de carinho e agradecimento por fazer parte disso tudo. O Centro de Eventos do Pantanal nos traz esse sentimento de cuiabania”, relata Enio Castilho.

A data da homenagem é uma iniciativa da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e também resgata a memória do nascimento de Caio de Alcântara Machado – considerado um dos grandes nomes do setor de exposições e eventos no Brasil.

2025 word1
Centro de Eventos do Pantanal lança selo comemorativo dos 25 anos de fundação

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, destacou que este é um ano muito especial para a instituição, com uma comemoração dupla.

“A nossa instituição completa 50 anos de existência no estado e, ao mesmo tempo, o Centro de Eventos do Pantanal celebra 25 anos de fundação. Por isso, realizamos este café da manhã para reconhecer e parabenizar os parceiros de uma longa jornada no setor de eventos e celebrar essa linda história”.

Durante o evento, foi apresentado o selo comemorativo dos 25 anos de fundação do CEP, inaugurado em 27 de agosto de 2000.

Centro de Eventos do Pantanal na economia cuiabana

Durante a comemoração, foi apresentada a trajetória do Centro de Eventos do Pantanal desde sua fundação. Entre os anos de 2000 e 2024, foram realizados 7.050 eventos no espaço, com a circulação de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas. Com base nesses números, estima-se a criação de 266 mil postos de trabalho, com uma movimentação de R$ 427,8 milhões na economia de Cuiabá.

Dada a importância do CEP para o setor de eventos em Mato Grosso, o local está passando por uma reforma, com ampliação de mais 836 m² no térreo e 1.000 m² no mezanino, além de climatização e um novo design interno e externo no Pavilhão das Nações. As melhorias visam oferecer mais conforto e qualidade na experiência dos visitantes.

“Com a ampliação, vamos acomodar cerca de 6 mil pessoas em pé ou 5 mil sentadas. O espaço será mais moderno, mas isso é apenas o primeiro passo. Teremos outras intervenções para que o Centro de Eventos do Pantanal continue competitivo e pronto para atender o público da melhor forma possível. Estamos avaliando diversas possibilidades para que o local ofereça o melhor em eventos”, afirma o gerente do CEP, Charles Padilha.

De acordo com dados da União Brasileira de Feiras e Eventos (Ubrafe), a cada R$ 1 investido em eventos com foco em negócios, o retorno em vendas no comércio regional é 35 vezes maior. Esse número também impacta diretamente na geração de empregos. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), a cada emprego gerado diretamente em um evento, outros quatro são criados de forma terceirizada, além de mais 17 empregos indiretos.

O setor de eventos movimenta uma cadeia produtiva que abrange até 50 macrosegmentos. Entre os principais estão: alimentação, cultura, hotelaria, lazer, mão de obra, organização direta, tecnologia e transporte.

É importante cuidar da segurança

2025 word1
O presidente da Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (Abrace), Paulo Passos, palestrou sobre a importância da segurança dos profissionais de eventos na realização do trabalho

Para conscientizar os profissionais da área sobre segurança, o presidente da Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (Abrace), Paulo Passos, ministrou uma palestra destacando a importância de manter um ambiente de trabalho seguro e prevenir acidentes. Segundo dados da Abeoc, o número de acidentes no setor cresceu 15% nos últimos cinco anos.

“Os trabalhadores do nosso setor, que às vezes montam uma ‘cidade’ de até 4.000 m² em um curto prazo de tempo – sem contar a desmontagem -, estão expostos a muitos riscos no dia a dia. Precisamos conscientizar sobre o uso correto dos equipamentos de proteção. As NRs, como a NR-10, NR-35 e NR-18, são muito mais do que números; são mecanismos de proteção aos trabalhadores do nosso ramo”, conclui

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.