A Nissan não vai mais produzir nenhuma picape na Argentina nem a Frontier, nem o modelo compacto que seria rival da Fiat Toro. Se os argentinos ainda tinham alguma expectativa de ver a marca japonesa disputando espaço com a Toro nas ruas do país, essa esperança chegou oficialmente ao fim. Ricardo Flammini, presidente da Nissan Argentina, foi direto: o projeto da tão comentada picape compacta de Córdoba foi cancelado e não sairá do papel.
VEJA TAMBÉM:
O anúncio foi feito em Buenos Aires, durante a primeira coletiva de imprensa desde que a marca admitiu que vai abandonar a produção local para virar apenas importadora. Flammini não poupou sinceridade: “Eu nunca estive muito entusiasmado com esse projeto. Conheço os bastidores de tudo o que esse projeto implicava. Portanto, não o consideramos mais”.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Com essa decisão, a Nissan fecha as portas para duas categorias de uma vez: as médias, com a Frontier (e a irmã de projeto Renault Alaskan) e as compactas, onde iria tentar brigar com Toro e outras rivais. É o segundo cancelamento em menos de um mês.
Fim da parceria com a Renault
A picape compacta seria fruto da polêmica aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A Renault já está se mexendo para colocar a Niagara Concept na linha de montagem de Santa Isabel, a partir de 2026, mas vai seguir sozinha. O acordo era um espelho invertido do que aconteceu com Frontier e Alaskan: dessa vez, seria a Renault fabricando para a Nissan e cobrando por isso.
Agora, a Renault toca o barco solo e já prometeu: Niagara entra na linha de produção em 2026. Além dela, a francesa ainda garantiu o futuro da Kangoo nacional e vai investir pesado para manter a fábrica funcionando.
E a Frontier?
Imagem: Divulgação
A produção por lá termina em novembro. A Frontier voltará ao catálogo, mas importada do México, trazendo uma atualização visual e novos recursos para enfrentar as rivais de mercado.
A marca japonesa já começou a oferecer condições especiais para limpar os estoques da picape. Atualmente, é possível encontrar boas ofertas no site da Nissan, especialmente em quatro versões da picape. Um exemplo é a versão Attack, disponível em uma concessionária de São Paulo por R$ 234.990, um desconto expressivo frente ao preço de tabela, que é de R$ 273.290. A diferença chega a R$ 38.300.
A estratégia de descontos visa impulsionar as vendas do modelo argentino enquanto a marca prepara o terreno para a chegada da nova Frontier mexicana, que promete novidades para manter a competitividade no segmento de picapes médias.
Moral da história:
Imagem: Divulgação
A Nissan entrega os pontos na Argentina e deixa a Renault sozinha no jogo das picapes. E quem perde? O consumidor argentino, que verá menos opções e, claro, preços subindo com modelos importados.
A grande pergunta agora é: será que essa retirada da Nissan da produção da Argentina é um reflexo de um cenário mais amplo na América Latina? Ou apenas um ajuste de rota de quem não conseguiu fazer volume?
Fato é: a Nissan se retira, e a Renault segue firme, apostando em picapes compactas e furgões veteranos como a Kangoo. Resta saber se essa estratégia vai pagar a conta.
Fonte: autoo