Notícias

Dia Mundial de Luta contra a Malária: MT contabiliza mais de 17 mil casos em uma década

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta sexta-feira (25), é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Malária — uma data que reforça o alerta para os cuidados com a doença infecciosa que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. Mato Grosso está entre os estados da área considerada endêmica para a malária, por integrar a região Amazônica, onde se concentra a maioria dos casos registrados no país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a região Noroeste do estado e áreas de garimpo são as mais atingidas. Entre 2015 e 2024, Mato Grosso acumulou 17.643 casos da doença, sendo 100 deles registrados em mulheres grávidas.

O histórico da última década mostra aumento nos diagnósticos entre 2018 e 2021, com redução nos anos seguintes. Em 2024, o estado contabilizou 1.132 casos de malária. Já nos primeiros dois meses de 2025, foram registrados 184 casos, o que representa uma queda de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em todo o país, mais de 1,5 milhão de casos de malária foram registrados nos últimos 10 anos. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, responsável por 20% dos diagnósticos. O perfil predominante das vítimas é masculino: 60% dos registros são em homens.

A malária é causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça e cansaço. Sem tratamento, pode evoluir para formas graves, com complicações renais e risco de morte.

Uma nova esperança vem da ciência brasileira: uma vacina nacional contra o tipo mais comum de malária está em fase de patente e aguarda autorização de agências reguladoras para testes em humanos. A formulação já passou pela etapa pré-clínica, com resultados promissores em segurança e eficácia.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.