Durante os anos 1970, era comum encontrar uma cozinha colorida, com tons intensos, inclusive nos eletrodomésticos — uma época em que a paleta vibrante ditava o tom da decoração. Com o passar do tempo, esse estilo deu lugar a visuais mais neutros e minimalistas, dominados pelo branco e pelos tons neutros.
No entanto, as cozinhas coloridas voltaram com tudo, trazendo uma leitura moderna que combina estética, funcionalidade e bem-estar. Afinal, as cores têm o poder de transformar completamente um ambiente, despertando sensações que vão do conforto à energia. Então, se você quer entender quais são os tons em alta, descobrir as melhores combinações e se inspirar com projetos incríveis, continue lendo!
Qual cor de cozinha está em alta?
Atualmente, tons bicolores são uma tendência quando o assunto é cozinha colorida. Nesse sentido, tons escuros como verde musgo ou azul petróleo, quando combinados com armários neutros e detalhes em madeira, criam um efeito de sofisticação imediata. Assim, traz profundidade ao ambiente sem deixá-lo pesado.
Outra combinação que está ganhando destaque é o uso de cores terrosas, desde o marrom, até o terracota e amarelo mostarda. Essas escolhas refletem uma conexão maior com a natureza e são ideais para quem busca uma cozinha colorida, mas, ao mesmo tempo acolhedora e tranquila.

Qual a cor mais indicada para a cozinha?
Existem inúmeras possibilidades de combinações para quem deseja montar uma cozinha colorida, e a escolha depende da sensação que você quer transmitir no ambiente. Para quem busca uma proposta ainda mais moderna, a dupla laranja queimado com azul escuro entrega sofisticação com um toque de ousadia.

Já a combinação de verde, azul e rosa, especialmente em tons pastéis, oferece uma proposta delicada e charmosa, que transmite frescor e leveza.

Por sua vez, se a ideia é criar um espaço marcante e, ao mesmo tempo acolhedor, amarelo manteiga com vinho é uma combinação surpreendente.

Além disso, a mistura de amarelo com verde é vibrante e cheia de personalidade — ótima para cozinhas que querem expressar vitalidade no cotidiano.

Qual a cor de cozinha mais elegante?
É possível ter uma cozinha colorida, elegante e moderna, principalmente ao apostar em tonalidades bem equilibradas e que transmitam refinamento.
Por exemplo, os tons suaves, como verde-menta, azul acinzentado, lavanda ou pêssego claro, são excelentes escolhas para quem deseja fugir do óbvio sem abrir mão da sofisticação. Isso porque, além de trazerem vida ao ambiente, mantêm a atmosfera serena, especialmente quando combinadas com materiais naturais.

Ademais, outra dica valiosa é trabalhar variações de uma mesma cor, explorando diferentes intensidades em paredes, armários e acessórios. Desse modo, um degradê controlado mantém um visual coeso.

Relacionadas
Relacionadas
Qual cor de tinta fica bonita na cozinha?
Não existe uma resposta única para essa pergunta — tudo vai depender das características do seu espaço e da sensação que você deseja criar. O primeiro passo para uma cozinha colorida é observar o tamanho e a iluminação natural. Ambientes pequenos, por exemplo, geralmente se beneficiam de cores claras.
Isso porque elas ajudam a ampliar visualmente o espaço e refletem melhor a luz. Nesse contexto, vale lembrar que tons suaves também podem ser coloridos. Dessa maneira, azul claro, verde menta, rosa pastel e amarelo manteiga são excelentes opções sem pesar no ambiente.

Já cozinhas maiores ou muito bem iluminadas permitem uma abordagem mais ousada. Aqui, é possível explorar tons mais escuros, como azul petróleo, verde ou vinho.

A escolha da cor deve também considerar o tipo de sensação que se quer transmitir: aconchego, frescor, vitalidade, tranquilidade… Cada tonalidade tem um efeito diferente no humor e na atmosfera do cômodo.
“O receio é recorrente e compreensível. Por isso, sempre ressaltamos para nossos clientes que, antes de inseri-las, fazemos um estudo para entender as cores que combinam com aquele estilo de projeto. O caminho é acompanhar as orientações do círculo cromático e as indicações existentes dentro da psicologia das cores, principalmente para esse espaço“, explica o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio.
Mais ideias de cozinhas coloridas modernas
Agora que você já sabe quais cores podem transformar sua cozinha em um espaço moderno e cheio de personalidade, que tal conferir como colocar tudo isso em prática? Em seguida, veja algumas ideias para montar uma cozinha colorida, seja com toques sutis ou intervenções mais ousadas.

Parede destacada
Escolher uma única parede para receber uma cor forte ou uma textura diferenciada pode mudar completamente a atmosfera da sua cozinha. Paredes com tinta lousa, azulejos geométricos coloridos ou até mesmo papel de parede vinílico são alternativas criativas e práticas para quem deseja ousar com controle.

Móveis, texturas e acabamentos coloridos
Trocar os armários ou aplicar adesivos vinílicos pode ser o primeiro passo para criar uma cozinha colorida. Texturas como madeira laqueada ou MDF pintado em cores vibrantes como azul cobalto, verde musgo ou amarelo mostarda são tendências que conquistaram espaço. Até o puxador pode ser um ponto de cor!

Detalhes que fazem a diferença
Utensílios como batedeiras retrô, panelas esmaltadas ou xícaras coloridas não só cumprem seu papel funcional, como também decoram com charme. Tapetes com padrões modernos, cortinas leves e quadros decorativos completam o estilo, oferecendo personalidade sem exageros.

Estilos inspiradores
A cozinha escandinava com base minimalista ganha um novo ar ao receber toques vibrantes de amarelo, azul ou verde. Armários brancos, luminárias pendentes coloridas e azulejos com estampas geométricas se destacam nesse estilo que une conforto e leveza.

Para quem gosta de um ambiente divertido, nostálgico e ao mesmo tempo atual, a cozinha colorida retrô-chic é uma excelente escolha. Inspirada nos anos 50 e 60, ela combina eletrodomésticos com design vintage, chão quadriculado e formas arredondadas com um toque contemporâneo: os tons pastéis.

Conclusão
Enfim, agora que você já sabe quais cores usar, combinações e como colocar tudo isso em prática, está pronta para ter uma cozinha colorida. Além disso, que tal conferir também Balcão de cozinha: 23 inspirações para decorar gastando pouco? Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria sobre decoração!
Fonte: fashionbubbles