O sexto salmo do Ghost, “SKELETÁ”, que chega nesta sexta-feira (25), é sua obra mais profundamente introspectiva até o momento. O álbum é mais um marco da nova era da banda, após a chegada do Papa V Perpetua – cuja ascensão foi prefigurada pela recente campanha V is Coming!, culminando na conclave em Sin City onde ele foi coroado. “Uma possessão demoníaca como nenhuma outra”.
LEIA MAIS:
> Ghost anuncia EP “Phantomime” e libera cover de “Jesus He Knows Me”, do Genesis
> “Ficou uma m*rda”, disse Paul Di’Anno sobre versão de “Phantom of the Opera”, do Ghost
> Lzzy Hale rasga elogios ao Ghost e ao vocalista, Tobias Forge
Apesar de todo caos, “SKELETÁ”busca mostrar que há luz no fim do túnel e quem afirma esse propósito é Tobias Forge, a mente criativa por trás do Ghost. Ao Portal ROCKline, ele foi categórico:
“A mensagem é: tenha esperança. Tenha esperança no futuro, porque na verdade ele não é tão sombrio quanto você pensa.”
O artista contextualizou: “E porque, atualmente, existem alguns ditadores no mundo, ambos com mais de 70 anos, e eles estão tentando enganar o mundo, dizendo que o mundo não pode existir sem eles vivendo nele. E isso simplesmente não é verdade, porque essa é a mente de um narcisista pensando que o mundo viverá tanto quanto eu [ele]. E eu quero que as pessoas se lembrem disso e tentem curar o que estiver quebrado, para que estejamos preparados para uma vida além desses ditadores, porque isso virá, e muitas pessoas ficarão surpresas com isso. Porque nós pensamos, achamos que é o apocalipse agora. Achamos que este é o fim do mundo, mas não é. Então, tenha esperança.”
Um dos atributos mais famosos do Ghost é a performance ao vivo, sempre grandiosa e apoteótica. Então, o que esperar da turnê de “SKELETÁ”, descrita como “a mais ambiciosa encarnação do ritual ao vivo do Ghost até hoje”? Tobias Forge explicou para o ROCKline:
“Acho que o novo Ghost em 2025 é definitivamente uma série maior. Tem mais cores, por assim dizer. Não estou falando das cores das lâmpadas, mas estou falando de mais diversidade. E é mais um ato, como se passasse por atos, é diferente. Então começa de uma maneira e termina de outra, enquanto nossa série anterior meio que começou da mesma maneira que terminou.”
Ele acrescentou: “A única coisa que alterou foi que mudamos algumas coisas, mudamos as capas e fizemos outras músicas, mas isso é mais um arco narrativo, por assim dizer. Mas não uma história como nos nossos episódios de história, não é esse tipo de história. Mas sim, está mais integrado agora, eu acho.”
O Ghost já revelou a primeira leva de datas da turnê, que conta com mais de 55 shows confirmados em 2025 – incluindo uma estreia histórica como atração principal no lendário Madison Square Garden em Nova York. Ou seja, as apresentações de “SKELETÁ” no Brasil vão ficar para 2026! A última vinda da banda no país foi em setembro de 2023 para duas apresentações em São Paulo.
Fonte: portalpopline