Eventos

Moretti garante parceria com hospital de Várzea Grande e apoio financeiro de Albert Einstein

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

 

Além da reforma do PS, prefeita articula recursos para construção de uma nova unidade, um novo hospital municipal para ampliar atendimentos e assegurar  qualidade e efetividade nos serviços prestados

 

Em uma demonstração de força política e compromisso com a saúde pública, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou no final da tarde desta terça-feira (22), a assinatura do contrato entre o governo do Estado de Mato Grosso e o Hospital Israelita Albert Einstein para gestão do Hospital Central de Cuiabá. A cerimônia, considerada histórica, marca o início da fase final de implantação do hospital, cuja obra ficou paralisada por mais de 40 anos, e que está previsto para ser inaugurado ainda em 2025.

Acompanhada do vereador Samir Katumata (PL) e da secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, a prefeita fez questão de destacar a importância do momento não apenas para Cuiabá, mas para toda a saúde pública estadual, especialmente para Várzea Grande. “Sem dúvida nenhuma, tanto a assinatura como a operacionalização, a hora de começar a funcionar o Hospital Central, vai desafogar, e eu acredito, tenho fé, que vai desafogar a saúde pública de Várzea Grande”, afirmou Flávia Moretti. E completou: “Até porque nós recebemos muitos pacientes do interior do estado e vamos poder estar compartilhando atendimentos, cirurgias e tratamentos. Tenho essa esperança que haverá esse compartilhamento real”.

Durante o evento, Flávia Moretti também parabenizou o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pelo empenho e articulação para concretizar a parceria com uma das instituições de saúde mais respeitadas do país.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos diretamente nessa articulação, pela assinatura desse contrato histórico, que traz para Mato Grosso uma referência internacional como o Hospital Albert Einstein. Isso é um divisor de águas para a saúde pública do estado”, reforçou a prefeita.

O Hospital Central de Cuiabá será referência em cirurgias de alta complexidade, transplantes e procedimentos com o uso de robótica. Contará com 13 especialidades médicas e, embora não seja de “portas abertas”, como enfatizou Flávia, deverá aliviar significativamente a demanda de Várzea Grande por atendimentos especializados.

SAÚDE É PRIORIDADE – A prefeita também revelou que já articula com o governo do Estado um investimento inicial de R$ 10 milhões para a reforma do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, que atende pacientes de toda a Baixada Cuiabana e até de outros estados, como Rondônia. O projeto, segundo ela, está avançando nos trâmites técnicos e jurídicos. “Já temos um levantamento de valores e que foi passado ao governo do Estado. O governador deu um ‘ok’ de 10 milhões de reais. Agora será formalizada toda a parte burocrática para podermos fazer a estimativa e dar início à obra”, explicou.

Mas a gestora vai além: Flávia Moretti também está articulando, junto às bancadas estadual e federal e junto aos governos federal e estadual recursos para a construção de um novo hospital municipal. “Não queremos só reformar, queremos avançar com um novo hospital para atender com dignidade toda a população várzea-grandense e da região metropolitana”, finalizou.

Segundo o vereador Samir Katumata, “a presença da prefeita no evento e suas declarações firmes mostram sua forte atuação política e o alinhamento com as principais lideranças do estado, reforçando o protagonismo de Várzea Grande nas decisões estratégicas para o futuro da saúde pública de toda população várzea-grandense”.

Fonte: SECOM/VG
Autor: RAFAELA MAXIMIANO
Foto: Foto: MATHEUS GUIMARÃES
Data de Atualização: 22/04/2025 21:06:07

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.