A concepção de uma cidade futurista está mais próxima de se tornar realidade. Na última semana, a Arábia Saudita revelou o projeto de uma cidade vertical que está sendo construída com mais de 170km de extensão. Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, a “The Line”, nome dado à cidade, custará R$5,3 trilhões.
A cidade vertical será composta por dois arranha-céus paralelos. O objetivo é que eles cruzem áreas de difícil sobrevivência como desertos e montanhas e sejam separados por um vão de apenas 200 metros de largura.
Em seguida, confira fotos e vídeos desse e outros projetos de cidades verticais que estão sendo estudados.
“The Line”
O projeto da primeira cidade vertical do mundo foi anunciado pela Arábia Saudita em 2021. Porém, desde então, pouco se falou sobre o projeto. Foi somente em julho de 2022, que foram divulgadas as primeiras imagens e informações valiosas sobre o município.
Estima-se que a “The Line” comportará 9 milhões de habitantes. Além disso, ativistas do meio ambiente estão felizes com essa construção, afinal, a cidade não emitirá carbono. Ou seja, não haverá um único carro motorizado circulando e toda a energia utilizada no local será 100% renovável.
Essa decisão ajudará a preservar em até 95% as terras originais da área.
A cidade vertical será construída no noroeste da Arábia Saudita, próximo ao Mar Vermelho.
A fachada da cidade vertical
Na foto acima, é possível observar que toda a fachada da cidade vertical é espelhada. Porém, essa escolha não foi por acaso ou simplesmente por estética.
O objetivo é que a “The Line” fique praticamente camuflada em meio a natureza. Como resultado, ela não causará impacto ambiental.
Altura X Extensão
Se você achava que o Empire Sate Buiding, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris, eram construções altas, com certeza irá se surpreender com a nova cidade vertical da Arábia Saudita.
De acordo com especialistas, a cidade em construção estará a 500m acima do nível do mar, ou seja, bem maior do que os famosos monumentos. De área construída, serão 34km².
Levando em consideração o número de habitantes, a extensão da construção parece ser pequena. Porém, isso também foi pensado pelos pesquisadores.
A ideia é que os moradores possam fazer tudo a pé. Entretanto, como haverá uma extensão de 170km entre as extremidades da cidade, está sendo planejado também um trem de alta velocidade. Sendo assim, em apenas 20 minutos, uma pessoa conseguirá atravessar a cidade de uma ponta a outra.
Quando a cidade vertical ficará pronta?
Construir um verdadeiro paraíso tecnológico não é fácil. Inicialmente, o projeto tinha previsão para estar pronto em 2025. Porém, devido a uma série de atrasos, uma visão otimista indica que a “The Line” estará pronta em 2023.
Quem projetou a The Line?
O jornal americano The Wall Street Journal, divulgou que o projeto da cidade vertical está nas mãos do escritório Morphosis Architects.
Portanto, quem está à frente é ninguém mais, ninguém menos, do que o ganhador do Prêmio Pritzker, Thom Mayne.
Por outro lado, o visionário que está bancando o projeto é o governante e príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohameed bin Salman.
Outros projetos
A “The Line” é apenas um dos projetos idealizados por Mohammed e que integra o plano Neom. Além da cidade vertical, o monarca estuda a construção da Oxagon, um espaço destinado à fábricas com alta tecnologia.
Em segundo lugar, está a Trojena, um espaço voltado ao turismo com a primeira pista de esqui ao ar livre do Golfo Pérsico.
Para construir tais espaços, será necessário desembolsar cerca de R$2,7 trilhões.
O plano Neom integra a Saudi Vision 2030, que é um projeto elaborado pelo governo para diversificar a economia do país. Assim, eles não serão dependentes da venda de petróleo.
Afinal, haverá a Neom Tech & Digital Company e a Enowa, uma empresa voltada à energia, hidrogênio e água.
“‘The Line’ enfrentará desafios que a humanidade vive hoje na vida urbana e lançará luz sobre formas e alternativas de viver. Não podemos ignorar as crises de habitabilidade e ambientais que as cidades do nosso mundo enfrentam, e a Neom está na vanguarda do fornecimento de soluções novas e imaginativas para resolver esses problemas”, disse o herdeiro em entrevista.
O que dizem os críticos?
O projeto anunciado por Mohammed despertou olhares críticos não apenas para a construção da cidade vertical, mas também para questões políticas e econômicas sobre o tema.
Se por um lado, especialistas questionam se o projeto é viável em relação a tecnologia que exige, outros apontam quesitos “distópicos” do projeto.
Segundo críticos, a ideia é criar rivalidade com os Emirados Árabes Unidos, que possuem grandes centros como Dubai. Desta forma, a “The Line” seria ainda um local de visitação importante para turistas fazendo com a economia local atinja bilhões de dólares.
Além disso, as fortes questões sobre direitos humanos que permeiam a gestão do país podem ser um grande empecilho na hora de conseguir aliados e investidores.
Mais fotos da cidade vertical: “The Line”
Conclusão – cidade vertical
Em conclusão, embora seja um projeto futurista, a “The Line” está próxima de se tornar realidade. Os desenhos apresentados apresentam a infraestrutura que, caso dê certo, poderá ser utilizada como modelo para diversos outros países.
Sendo assim, já imaginou morar em uma cidade sustentável, sem precisar de carro e com recursos de inteligência artificial avançados?
Fonte: fashionbubbles