Praias bonitas não faltam no Brasil. Mas beleza nem sempre é sinônimo de um lugar agradável para tomar banho de mar: afinal, a depender das características do litoral, é possível encarar águas bem frias, ainda que visualmente bonitas, como é o caso de lugares afetados pelo fenômeno da ressurgência, que acontece, por exemplo, em vários pontos do litoral do Rio de Janeiro.
Felizmente, muitos outros lugares do país reúnem o melhor de dois mundos: um visual paradisíaco e águas convidativas. Localizados geralmente no Nordeste, esses destinos são opções concorridas ao longo do ano inteiro, oferecendo opções de passeios para quem busca no mar quente o relaxamento.
Às vezes, é preciso se familiarizar com a tábua de marés, um guia que indica quando as águas estão mais altas ou baixas – algo que influencia na formação das muito procuradas piscinas naturais. Clique aqui para entender como elas funcionam e saber como consultá-las antes de viajar para algum dos destinos sugeridos abaixo.
1. Maragogi (AL)

Muitos lugares pelo país anunciam águas dignas do Caribe, mas ninguém faz tanta justiça a esse título como Maragogi, que há muito tempo é conhecida como “o Caribe Brasileiro”. Situado a 125 km de Maceió, esse município alagoano conta com águas que raramente ficam abaixo dos 27ºC – é temperatura comparável a alguns destinos termais pelo país. E, como o apelido caribenho sugere, outro atrativo é o mar translúcido, ótima opção para fazer snorkel e mergulhar vendo os peixinhos.
2. Porto de Galinhas (PE)

Famosa pelas piscinas naturais, Porto de Galinhas era uma vila de pescadores que entrou no radar do turismo a partir dos anos 1990, quando ganhou grande fama em todo o país como um destino paradisíaco – o que incluía, é claro, águas excelentes. Mesmo não sendo nenhum paraíso escondido, o destino continua sendo uma opção certeira para quem procura um destino curinga de águas sempre quentinhas.
3. Praia do Forte (BA)

Cerca de 70 km ao norte de Salvador, a Praia do Forte – localizada no município de Mata de São João – reúne dois aspectos muito atrativos: é próxima da capital (e de seu aeroporto), ao mesmo tempo em que conseguiu manter muitas características de um lugar fora dos roteiros mais batidos, garantindo certa tranquilidade e boa infraestrutura. A água, é claro, é deliciosa o ano todo – mas especialmente na maré baixa quando forma piscinas naturais.
4. Cabo Branco e Tambaú (PB)

Apesar de terem nomes diferentes no mapa, essas duas praias centrais na orla de João Pessoa são contíguas e acabam sendo parte de um mesmo passeio. As águas nem sempre são translúcidas, mas a temperatura agradável é uma garantia ao longo do ano inteiro. E também é possível pegar, na maré baixa, passeios de barco partindo de Tambaú rumo às piscinas naturais do Picãozinho, um passeio imperdível a cerca de 1,5 km da faixa de areia, em uma área protegida por arrecifes.
5. Canoa Quebrada (CE)

Conhecida pelas falésias, essa praia no município cearense de Aracati – a cerca de 160 km da capital Fortaleza – também garante águas agradabilíssimas ao longo do ano. Canoa Quebrada chegou a estar ameaçada pelo turismo predatório, mas adequações na última década ajudaram a reposicionar os quiosques de modo a permitir que os visitantes consigam apreciar os vários aspectos da paisagem (em terra e na água) sem a obstrução do comércio local.
6. Praia dos Carneiros (PE)

Essa bela praia no município de Tamandaré, a 100 km de Recife, é um dos destinos praianos mais cultuados do Brasil. As águas são maravilhosas para o olhar e para ficar de molho. Carneiros conta com piscinas naturais que se formam na maré baixa, tornando o local uma opção ainda mais segura para famílias que desejam visitar a região.
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:494,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: viagemeturismo