Líderes mundiais lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, às 7h35, no horário local (às 2h35, no horário de Brasília).
+
O governo dos Estados Unidos prestou homenagem ao pontífice, com a mensagem: “Descanse em paz” e fotografias de Donald Trump e do vice-presidente JD Vance com o pontífice.
Trump se encontrou com Francisco no Vaticano em 2017, enquanto .
Javier Milei, presidente da Argentina, país natal de Francisco, disse que recebeu a morte do pontífice com “profunda tristeza”. “Apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim”, escreveu.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, chamou Francisco de “grande pastor”. “O papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta é uma notícia que nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixa”, escreveu. “Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento.”
A Casa Rosa também publicou uma mensagem sobre a morte do papa, na qual destacou o trabalho do pontífice na missão de “proteger a vida desde a concepção” e promover “um diálogo interreligioso”.
O presidente da França, Emmanuel Macron, escreveu sobre a trajetória do pontífice. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele.
O rei da Inglaterra, Charles III, que se encontrou com o papa depois de sua alta hospitalar, em 23 de março, comentou sua reação ao saber do falecimento de Francisco. “Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa Francisco”, disse.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Francisco “inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos”
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que o papa Francisco “sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo”. “Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus.”
Fonte: revistaoeste