– A deputada estadual Janaina Riva (MDB) negou ter recebido qualquer convite do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para compor como vice a possível chapa dele ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
Segundo Janaina, houve apenas uma conversa informal com Pivetta sobre o cenário eleitoral, mas sem qualquer proposta concreta de aliança. Ela reforçou que está focada em sua pré-candidatura ao Senado Federal.
“Isso é fake news. O Pivetta nunca me fez esse convite, e nunca falamos sobre esse assunto. Ele sabe que sou pré-candidata ao Senado”, declarou.
A deputada explicou que, em um encontro anterior, Pivetta apenas perguntou quais eram seus planos para 2026, e ela foi direta: quer disputar o Senado. “Em momento algum ele sugeriu que eu fosse vice”, completou.
Rumores sobre uma possível composição com Pivetta surgiram nos bastidores políticos nas últimas semanas, mas Janaina descartou totalmente a ideia.
“Se estou me lançando ao Senado, é porque quero o Senado. Não sou candidata a vice”, afirmou de forma categórica.
Ela comentou ainda que especulações desse tipo são comuns, principalmente envolvendo mulheres em períodos pré-eleitorais. “É natural colocarem mulheres como vice para compor chapas. Já conversei até com o Júlio Campos sobre isso, em relação ao senador Jayme Campos. Até 2026, ainda vão me colocar como vice de muita gente”, disse em tom bem-humorado.
Apesar de considerar legítimo almejar cargos majoritários, Janaina reforçou que seu foco está no Senado. “Gostaria de ser governadora um dia, mas vice não é o meu objetivo agora”, afirmou.
Janaina Riva é, hoje, o principal nome do MDB para disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026. Internamente, ela também é cotada para assumir a presidência do partido em Mato Grosso com a saída de Carlos Bezerra, prevista para agosto deste ano.
Fonte: odocumento