Veículo não tripulado vai ajudar a eliminar campos minados na Ucrânia

A Ucrânia apresentou um veículo não tripulado que promete acelerar a limpeza de campos minados nos territórios do país. A inovação vai salvar vidas e chega no primeiro semestre de 2025!
Em março de 2025, o país anunciou o início dos testes do Germina URCM-3000, o veículo de desminagem. Desenvolvida por engenheiros ucranianos, a máquina também teve a ajuda de especialistas em desminagem humanitária.
Robusto e eficiente, o Germina é operado à distância. Assim, é possível proteger os profissionais que trabalham diariamente para tornar o solo do país seguro. De início, as cinco primeiras unidades vão operar em regiões fortemente afetadas pela guerra, como Kiev, Kharkiv, Mykolaiv e Kherson.
Desafio das minas
A guerra deixou cicatrizes profundas no território ucraniano.
Segundo estimativas, aproximadamente 139 mil quilômetros, quase um quarto do país, ainda podem conter minas ou explosivos.
Em 2023, a Ucrânia limpou mais de 274 mil hectares de terra, devolvendo boa parte ao uso agrícola.
Leia mais notícia boa
Como funciona
Pesando 16 toneladas, o Germina URCM-3000 resiste a explosões de até 9 kg de TNT.
O veículo é equipado com correntes e martelos detonadores que destroem 75% dos explosivos e ativam outros 15%.
Além disso, a máquina consegue operar diferentes tipos de terreno e temperaturas que vão de -20ºC a 45ºC, com autonomia de 10 horas.
Em testes, o Germina limpou uma faixa agrícola de 100 metros em apenas 1 minuto e 35 segundos. Isso equivale a até 5 mil metros quadrados por hora de trabalho.
Produção nacional
Mais de 60% das peças do produto são produzidas internamente. Assim, o país consegue baratear os custos e fortalecer a indústria nacional.
A configuração inicial custa € 500 mil, aproximadamente R$ 3 milhões de reais, bem menos do que modelos estrangeiros semelhantes.
O Germina chamou a atenção de diversas organizações internacionais, como a ONU e ONGs especializadas em desminagem.
Fonte: sonoticiaboa