Neste sábado (19), Dia dos Povos Indígenas, o Museu de História Natural, em Cuiabá, será palco da 1ª Feira Indígena de Mato Grosso. É um evento inédito que promete marcar a história cultural do estado. A proposta da feira é oferecer um espaço de encontro, valorização e resistência das culturas originárias.
A feira é fruto de um antigo desejo das comunidades indígenas do estado e foi viabilizada por meio de um edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), com recursos da Lei Paulo Gustavo,
“Esta feira representa muito mais do que uma simples exposição. É um palco onde a diversidade de nossas culturas poderá brilhar em toda a sua magnitude”, o organizador do evento Isaac Amajunepá.
Para ele, o evento é uma oportunidade para que a sociedade conheça de perto os saberes, a arte e a força ancestral dos povos indígenas.
Com programação a partir das 8h, o evento reunirá artesãos de diversas etnias, como Mehinako, Karajá, Tapirapé, Paresi, Rikbatsa, Manoki, Nambiquara, Balatiponé, Wuarao, Boe-Bororo e Kura-Bakairi.
O público poderá adquirir peças artesanais únicas, carregadas de história e significado, além de mergulhar na riqueza da gastronomia indígena em um espaço dedicado à venda de comidas tradicionais.
Entre os destaques artísticos, estão as apresentações da cantora Luciana Huni Kuin, do povo Huni Kuin, e do jovem Júnior Enemaré, do povo Balatiponé, que levará ao palco canções em ritmo de lambadão interpretadas em sua língua nativa. Jovens Balatiponé também mostrarão músicas tradicionais, fortalecendo a continuidade cultural entre as gerações.
Além da venda de artesanato e gastronomia, o evento contará com uma programação cultural intensa, com cantos, danças e outras manifestações artísticas que expressam a pluralidade e a força dos povos originários de Mato Grosso.
Serviço
1ª Feira Indígena de Mato Grosso
Data: 19 de abril
Local: Museu de História de Mato Grosso
Horário: das 8h às 21h30
Fonte: primeirapagina