Sophia @princesinhamt
Turismo

Festival de Parintins: Amazônia se prepara para grande celebração sinfônica

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os bois Caprichoso Garantido já se preparam para mais uma disputa no Bumbódromo do 58º Festival de Parintins, que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, na ilha localizada a quase 370 km de Manaus.

Mais do que um espetáculo de cores, música e tradição, o festival é o maior símbolo de defesa da Amazônia e da preservação de sua biodiversidade, reunindo milhões de espectadores.

A festa, porém, não se limita apenas ao final de junho e começa duas semanas antes, com ensaios, técnicos finais e oficiais nas sedes do currais Zeca Xibelão e Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), as casas dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente.

Outras atrações relacionadas à festa incluem o Museu do Boi Bumbá, que conta a história do festival, e o Mercado Municipal, onde se pode conhecer produtos típicos da região. Os visitantes também podem explorar as belezas naturais da cidade, com passeios de barco pelo Rio Amazonas e pela ilha de Parintins.

Caprichoso e Garantido: os bois que fazem a Amazônia vibrar

O boi-bumbá é paixão, mas também é história e identidade cultural. O Boi Caprichoso, atual tricampeão, traz em 2025 o tema “É Tempo de Retomada”, inspirado no livro homônimo da escritora indígena Trudruá Dorrico. Já o Boi Garantido chega com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, uma exaltação à cultura popular e à luta por justiça social. 

O festival ganhou mais visibilidade nacional recentemente, com a participação de Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do Garantido, no reality show BBB 2024. A apresentação dos bois no programa levou a cultura amazonense para milhões de brasileiros, despertando um interesse ainda maior pelo evento. Sua “rival”, a indígena do povo Munduruku Marciele Albuquerque, além de representar o Caprichoso, tem grande representatividade dentro e fora da arena como ativista.

Azul terá voos de hora em hora durante o festival

Para atender ao público que deseja participar de um dos maiores espetáculos culturais da Amazônia, a Azul vai operar 196 voos extras chegando e partindo de Parintins entre 25 de junho e 1º de julho, totalizando cerca de 13 mil assentos nos voos adicionais da companhia no destino.
Em comparação às operações da companhia no festival do ano passado, houve um crescimento de 28% em número de decolagens, o que representa, em média, praticamente um voo por hora em cada sentido para os três dias de apresentações no destino manauara.
As operações serão realizadas com aeronaves ATR e Cessna Grand Caravan, com capacidade para 70 e 9 clientes, respectivamente.
As passagens para o evento estarão disponíveis nas plataformas de vendas da companhia nos próximos dias.

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:465,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.