O Honda Civic usado Ă© um sedĂŁ que dispensa comentĂĄrios quando se trata de custo-benefĂcio. Por isso, no primeiro trimestre de 2025, o sedĂŁ subiu ao pĂłdio levando o trofĂ©u de veĂculo usado mais desejado do Brasil.
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Nos principais sites de classificados, o modelo da Honda desbancou outros carros mais em conta como os hatches Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O levantamento foi realizado pela Webmotors. Com base no estudo da plataforma, veja os 5 usados mais buscados entre janeiro e março de 2025.
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5Âș â Honda HR-V â 8,95%
Imagem: Divulgação
O Honda HR-V foi lançado em 2015 e agradou em cheio, trazendo tecnologia e um visual esportivo que caiu no gosto do brasileiro, com destaque para a maçaneta embutida na coluna traseira, tornando-se uma marca registrada do SUV.Â
De inĂcio, trouxe trĂȘs versĂ”es de acabamento, todas com motor 1.8 flex de atĂ© 140 cv e 17,4 kgfm, acoplado ao cĂąmbio manual de cinco marchas ou CVT. JĂĄ a partir de 2020, passou a ser equipado com o 1.5 turbo de 173 cv, sem a opção flex.Â
AlĂ©m da farta lista de itens de sĂ©rie (direção elĂ©trica, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens), o Honda HR-V trouxe toda a confiabilidade em termos de segurança, conforto e bom pĂłs-venda.Â
Hoje estå entre os SUVs usados mais procurados, em parte também pelo bom espaço interno e porta-malas. São 437 litros, que superam os do Nissan Kicks (432 l), Hyundai Creta (431 l), VW T-Cross (373 l), Ford EcoSport (356 l) e Jeep Renegade (320 l).
- Prós: Freio de estacionamento elétrico e boa lista de itens de série
- Contras: Versão 1.8 não tem relação entre consumo e desempenho favoråvel
4Âș â Â Volkswagen Polo â 9,14%
Imagem: Divulgação
Na quarta posição, o Polo vem ganhando mais espaço, absorvendo o legado do veterano Gol e sendo o mais procurado da Volkswagen no Brasil durante os primeiros trĂȘs meses de 2025.
Usando como referĂȘncias as versĂ”es mais econĂŽmicas da linha Polo, no mercado de usados ou seminovos, hĂĄ opçÔes 1.0 com ou sem a ajuda da sobrealimentação. Estamos falando da sexta e atual geração, presente entre nĂłs desde 2017.
Ainda que conte com propulsor tricilĂndrico 1.0 12V (200 TSI), o fĂŽlego extra vem da ajuda do turbocompressor, que garante atĂ© 116 cv e 16,8 kgfm, regidos com a ajuda do cĂąmbio automĂĄtico, de seis marchas.
O consumo é um dos pontos favoråveis que mais empolgam os proprietårios do hatch. São 8,5 km/l no centro urbano e 10,6 km/l no rodoviårio abastecido com etanol. Jå com gasolina, são, nessa ordem, 12,5 km/l e 15,1 km/l, conforme o Inmetro. De 0 a 100 km/h são necessårios 10,1 segundos e a velocidade final é de 195 km/h.
Na 1.0 aspirada de atĂ© 84 cv e 10,3 kgfm, o consumo Ă© de 9,3 km/l no ciclo urbano e 10,5 km/l na rodovia com o combustĂvel vegetal. No derivado do petrĂłleo, os nĂșmeros sĂŁo melhores: 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.  Â
- PrĂłs: boa relação entre custo e benefĂcio
- Contras: desempenho nas versÔes 1.0 com motor aspirado e falta de cùmbio manual de 6 marchas
3Âș â Chevrolet Onix â 10,3%
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix sabe ser generoso com seus donos desde sempre. O hatch Ă© bonito, bem equipado, econĂŽmico e seguro. Ideal para quem quer um veĂculo compacto, mas que ofereça todos os predicados de um modelo de categoria superior.Â
A maioria dos modelos usados encontrados nos principais sites de classificados são da versão 1.0 12V, que pode ser vista na opção aspirada ou turbo, ambas flex. Bom também é que o cùmbio tem sempre seis marchas, tanto automåtico quanto manual.
A mais simples aspirada, de trĂȘs cilindros, dispĂ”e de atĂ© 82 cv de potĂȘncia e 10,6 kgfm de torque, graças Ă ajuda do cĂąmbio mecĂąnico de seis marchas. Ă deste conjunto que o Onix tem o menor consumo de combustĂvel.  SĂŁo 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (etanol) e 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada (gasolina).Â
Na prova dos 0 a100 km/h o hatch da GM consegue fechar em 13,3 segundos enquanto que na velocidade final, sĂŁo 167 km/h, segundo a GM.
Se isso nĂŁo for o bastante para vocĂȘ, opte pela versĂŁo 1.0 turbinada de atĂ© 116 cv, tambĂ©m associada Ă caixa manual, de seis marchas. De acordo com dados do Inmetro, sĂŁo 9,1 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol) e 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina).Â
- Prós: anda bem e gasta pouco, versÔes con internet a bordo
- Contras: falta fÎlego nas versÔes aspiradas e acabamento simples
2Âș â Toyota Corolla â 14,1%
Imagem: Divulgação
Ocupando a segunda posição vem o Toyota Corolla, um sedĂŁ que esbanja qualidade. Quando o assunto Ă© conforto, acabamento e melhor qualidade no isolamento acĂșstico, o modelo da marca japonesa é insuperĂĄvel.Â
A XEi Ă© a mais popular na linha do sedĂŁ. Ela conta de sĂ©rie com importantes itens de conforto e segurança tais como piloto automĂĄtico, farĂłis de neblina e chave presencial, freios ABS, controle eletrĂŽnico de estabilidade, sete airbags, direção com assistĂȘncia elĂ©trica, sistema multimĂdia, rodas de liga leve, entre outros.Â
Junto ao cùmbio CVT estå o poderoso motor flex 2.0 que garante até 177 cv e 21,4 kgfm a partir das 4.400 rpm. Na pråtica isso é convertido em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade måxima acima de 200 km/h.
Ainda que o sedĂŁ da Toyota esbanje saĂșde de seu conjunto motriz, o carro tambĂ©m sabe pegar leve na hora de abastecer, sendo um dos pontos positivos mais elogiados pelos seus proprietĂĄrios. Focando nesse exemplo da XEi, consegue fazer 11,6 km/l no perĂmetro urbano e 13,9 km/l no rodoviĂĄrio, se abastecer com gasolina. JĂĄ no etanol, sĂŁo 8 km/l e 9,7 km/l, nessa sequĂȘncia, diz o Inmetro.
- Prós: Espaço, economia, segurança e bons itens de série
- Contras: Pequeno vão livre do solo e falta fÎlego nas versÔes 1.8
1Âș â Honda Civic â 16,2%
 Imagem: Divulgação
Ă difĂcil alguĂ©m que fale mal do Honda Civic e essa afirmação pode ser comprovada atravĂ©s das estatĂsticas no mercado de usados. AlĂ©m de bonito, o clĂĄssico sedĂŁ Ă© bem equipado, potente, espaçoso e atĂ© econĂŽmico.Â
Tomando como exemplo a versĂŁo 1.5 turbo da dĂ©cima geração, ou G10 para os mais Ăntimos, o clĂĄssico da Honda Ă© tem 173 cv e torque de 22,4 kgfm o que lhe confere uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade final superior a 200 km/h. O cĂąmbio Ă© do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Economicamente falando, o Honda tambĂ©m sabe agradar seus donos fazendo 11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, lembrando que o modelo sĂł estĂĄ disponĂvel na opção com gasolina.
Entre os itens de série, o Honda Civic G10, traz faróis Full LED (inclusive os de neblina) com acendimento automåtico, sensor de ponto cego, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de chuva, retrovisor interno fotocromåtico, teto solar elétrico e muito mais. à uma excelente opção para quem sabe valorizar o bolso. Os preços médios costumam variar entre R$ 120 mil a 160 mil, dependendo do ano.
- Prós: bom desempenho, estilo, vårios itens de série, segurança
- Contras: maioria das versÔes tem preço elevado e consumo nas versÔes 2.0
Fonte: autoo