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Fashion

Como criar a vitrine virtual perfeita para seu negócio online

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9 min (tempo estimado de leitura)

A vitrine online (ou vitrine virtual) é uma ótima forma de exibir seus produtos no e-commerce de moda. Descubra como montar a sua!

Quando se fala em negócios virtuais, como e-commerce e lojas online, naturalmente não há uma vitrine tradicional, como as fachadas de lojas físicas. Então é necessário usar a ideia de origem e adaptar para a internet. 

Nesse sentido surgiu a vitrine virtual: um conceito utilizado para classificar as formas de apresentação dos produtos no ambiente digital. Não existe uma plataforma única para criar a vitrine do seu negócio online, mas as redes sociais podem ser uma ótima opção! 

Uma das plataformas mais usadas para este fim é o Instagram, pois tem foco no compartilhamento de mídias – fotos ou vídeos – e também disponibiliza algumas ferramentas comerciais. Além disso, você pode criar sua vitrine dentro do site da sua marca. 

Continue a leitura, entenda por que sua loja online precisa de uma vitrine virtual e confira dicas para montar a sua!

Por que ter uma vitrine virtual?

Além de servir como catálogo de apresentação de seus produtos, a vitrine também ajuda a aumentar suas vendas, pois ajuda a destacar sua marca e principalmente seus produtos.

Entretanto, isso tudo ocorre dependendo da forma como você mostra suas peças. Se será por cores, estilos, tamanhos, enfim, existem inúmeras possibilidades.

Quando uma marca de moda lança uma coleção, é normal que as novas criações ganhem destaque na vitrine, principalmente quando é uma peça que está em tendência na estação.

O objetivo de enfatizar as novidades é atrair clientes pela apresentação das peças – exatamente como é feito em uma vitrine de loja física. Assim, mostramos que a loja, seja ela virtual ou física, está antenada e recebeu a peça tendência em primeira mão. Isso transmite alta credibilidade da sua loja para o cliente.

Por isso, na vitrine virtual, se exibem as peças de forma diferenciada e atrativa, com todos os detalhes necessários para conquistar o público-alvo. Esta é uma parte essencial de sua estratégia de conversão de clientes.

Um bom trabalho feito na vitrine virtual, também tem como objetivo a fidelização de clientes. A sua vitrine acaba sendo um ponto de referência para consultas de determinados produtos, ofertas e lançamentos. 

Desta forma, é mais fácil que as pessoas que já conhecem sua marca, voltem a comprar com você, por saberem exatamente onde encontrar os produtos que buscam e que correspondem ao gosto e estilo pessoal de cada um. 

A vitrine virtual traz muitas possibilidades

Além das redes sociais mais famosas, o Instagram, Facebook e o TikTok, que você pode utilizar como sua vitrine, você também pode criar uma vitrine virtual no site da sua marca. Dependendo do nível de construção da sua vitrine, é possível tornar ela cada vez mais refinada e trabalhar diferentes formas de organização para serem apresentadas ao seu público. 

Além de considerar as formas como as pessoas podem navegar, ordenar e filtrar os conteúdos na sua plataforma, a parte visual desta ferramenta também pode ser trabalhada e apresentar diversas formas de exibir suas ofertas.

Lembrando que é muito importante que você se atente aos gostos do seu público-alvo, para oferecer também um layout condizente que gere conexão e atração entre sua marca, os produtos, sua vitrine e seu cliente.

Um dos benefícios da vitrine virtual, é que você pode usar a tecnologia para personalizar sua vitrine de acordo com os perfis e os interesses de cada cliente. 

Além disso, a atenção do comércio é cada vez mais disputada, seja nas lojas físicas ou virtuais. Por isso, ter recursos específicos para atrair a atenção da sua persona pode ser o diferencial que você precisa para atrair o público e aumentar as vendas.

Portanto, foque em trazer algo autêntico, único e que seja só seu, que traga a identidade e a essência da sua marca. Lembrando que você pode demonstrar isso através de cores e design, por exemplo.

Cliente fazendo suas compras online de olho na vitrine virtual

Como montar a vitrine virtual da sua marca

Mas afinal, como posso montar a minha vitrine virtual? De fato, algumas regras são fundamentais para o sucesso de sua vitrine e elencamos elas a seguir! 

Cuidados com a identidade visual 

Sua vitrine virtual deve refletir a identidade visual do seu negócio. Isso significa seguir o mesmo estilo de comunicação e design geral que você já utiliza em outros pontos de contato com o seu público, como publicações em redes sociais e no próprio site da marca.

E quando falamos em estilo de comunicação, enfatizamos o modo como nos posicionamos em nossas legendas, tom de voz que está sendo representado na escrita, o modo que informamos algo para nosso público. Ou seja, principalmente como essa comunicação será recebida pelo cliente final.

Em relação ao design, é importante que você utilize os mesmos elementos gráficos, cores, formas, texturas e afins que correspondam à sua marca. Ou seja, é necessário instaurar um padrão.

Atenção a responsividade

Outra sugestão é que, como cada vez mais as pessoas usam celulares ou smartphones para navegar na internet, sua vitrine online precisa oferecer boa navegabilidade, tanto no desktop quanto no mobile. Ou seja, a vitrine precisa ser responsiva. 

Responsividade é quando os elementos e conteúdos são disponibilizados de modo que se adaptam com o tamanho da tela do usuário. Ou seja, independentemente do dispositivo que utilizar, o layout da sua vitrine será carregado sem possuir erros, mantendo a facilidade de encontrar os produtos com uma navegação simples e intuitiva.

Lembre-se que a principal função desse recurso é mostrar seus produtos de forma que chame a atenção do seu público. Por isso, é importante garantir que qualquer tipo de banner ou pop-up utilizado não atrapalhe a navegação do usuário.

Cores e elementos devem ser escolhidos estrategicamente

Uma técnica bastante usada em landing pages e que pode ser trazida para sua vitrine é usar cores contrastantes para chamar a atenção.

Por exemplo, se sua vitrine costuma usar cores mais neutras, como cinza ou branco, você pode usar botões de compra das cores verde ou azul para atrair a atenção do público e facilitar a visualização da próxima ação desejada.  

É válido lembrar que cores são intuitivas e que ajudam muito na busca e até influenciam na decisão de compra.

A velocidade de carregamento do site é essencial

Um aspecto importante para qualquer site é a velocidade de carregamento. Pois é muito fácil uma pessoa abandonar o acesso, se o processo é muito lento.

Garantir que sua vitrine on-line esteja tecnicamente otimizada, com fotos no tamanho adequado, por exemplo, facilita o carregamento e contribui para uma experiência positiva do seu usuário.

Invista na produção de fotos

Já que, no universo online, você não tem a possibilidade de exibir as peças físicas da sua coleção, as responsáveis em desempenhar esse papel são as fotos.

Portanto, é crucial desenvolver e buscar sempre trazer em sua vitrine virtual fotos que possuam alta qualidade, pois são indispensáveis para que seu público se sinta atraído e realize a compra.

Então, invista na produção de imagens que tragam para sua vitrine todo o charme do produto, representação de qualidade, prova social de que seu produto realmente é o que você está mostrando e também detalhes das peças.

Lembre-se que o público precisa se sentir atraído pela peça. E, para isso, boas fotos são fundamentais. Não se esqueça de manter a identidade e essência da sua marca nas fotos também, ok?

Casal posando para fotos de produtos para vitrine virtual

Mãos à obra

Agora que você já tem todas as informações sobre como organizar a vitrine virtual do seu negócio. Então, é hora de colocar a mão na massa e aplicar as dicas que trouxemos neste conteúdo. 

Para mais informações sobre tendências, gestão e vendas, continue acompanhando nosso blog.  Além disso, para melhorar as suas vendas, recomendamos nosso e-book de vendas consultivas. Com esse material, você tem dicas ótimas para entender as necessidades dos clientes e oferecer os produtos perfeitos!

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Fonte: zanotti

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