Enquanto na Europa e demais mercados desenvolvidos diversas marcas já anunciaram seu compromisso de comercializar apenas veículos elétricos a partir da próxima década, aqui no Brasil a chinesa JAC Motors será a primeira empresa do setor a adotar tal posicionamento.
Os responsáveis pelas operações da fabricante em nosso país anunciaram nesta semana um completo reposicionamento da JAC no mercado brasileiro, que vai abandonar a oferta de automóveis e veículos comerciais com propulsão térmica.
Até então a JAC oferecia no Brasil cinco opções de modelos flex, gasolina ou diesel, no caso os SUVs JAC T40 (com câmbio manual ou CVT), JAC T50, JAC T60 e o caminhão VUC (Veículo Urbano de Carga) JAC V260.
“Sempre dissemos que a mobilidade elétrica não era somente um argumento de marketing da JAC Motors e que estávamos levando a sério esse novo business. Acreditamos nisso e por aqui resolvemos descontinuar os últimos modelos a combustão para ter foco absoluto em veículos 100% elétricos”, detalha Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, em comunicado da marca.
De acordo com o empresário, a gama de modelos 100% elétricos da JAC no Brasil, hoje composta por 15 opções, será ampliada ainda mais em 2023. A empresa importa atualmente no país quatro automóveis de passeio, uma picape, quatro vans e seis caminhões.
O elétrico mais acessível da JAC no país é o E-JS1, que tem preço sugerido de R$ 159.900 e figura como uma das opções mais acessíveis no Brasil com este tipo de propulsão. Na outra ponta, o caminhão médio E-JT 12,5 conta com valor tabelado em R$ 699.900.
Confira, abaixo, um resumo de como ficará a gama da JAC Motors no Brasil a partir de agora:
Automóveis 100% elétricos
JAC E-JS1, automóvel com menor custo por km rodado do Brasil e autonomia de 302 km
JAC E-JS1 EXT, versão aventureira do E-JS1
JAC E-JS4, SUV de porte médio com 420 km de autonomia
JAC E-J7, sedã com autonomia para 402 km
Veículos Comerciais 100% elétricos
JAC E-JP 8, picape cabine dupla com 800 kg de carga útil e 300 km de autonomia
JAC E-JV 5,5, furgão de carga com 5,5 m3 de capacidade e 300 km de autonomia
JAC iEV750V, furgão de carga com 12 m3 de capacidade e 235 km de autonomia
JAC E-JV 7L, van de passageiros com 7 lugares e 300 km de autonomia
JAC iEV750 Vip, van de passageiros com 14 lugares e 235 km de autonomia
JAC iEV 1200T, caminhão urbano com PBT de 7,5 ton e 200 km de autonomia
JAC iEV 1200T Plus, caminhão urbano com PBT de 8,5 ton e 200 km de autonomia
JAC E-JT 9,5, caminhão urbano com PBT de 9,5 ton e 200 km de autonomia
JAC E-JT 12,5, caminhão médio com 12,5 ton de PBT, com autonomia entre 160 km e 250 km, dependendo da carga útil
JAC E-JT 18,0, caminhão semi-pesado com 18 ton de PBT, com autonomia entre 350 km e 650 km, dependendo da carga útil
JAC E-JT 18,0 com 3º eixo: PBT de 26 ton, com autonomia entre 200 km e 400 km, dependendo da carga útil.
Fonte: autoo