Combate ao Mosquito
Turismo

Descubra: 5 ‘passages’ e galerias imperdíveis em Paris

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Construídas majoritariamente no século 19, as passages ou galerias de Paris eram criadas nos espaços vazios entre os demais edifícios com o objetivo de rentabilizar a área. Como elas não possuíam janelas, a maioria ganhava telhados de vidro para garantir a iluminação natural. Além disso, esses corredores costumavam ser adornados com mosaicos e outros ornamentos típicos da arquitetura haussmanniana. A capital francesa já teve 150 passagens. Restaram cerca de 16, charmosíssimas, que abrigam lojas, cafés, restaurantes e até pequenos teatros. Aqui vão cinco delas, que valem muito a visita:

1. Passage du Grand Cerf

passage leva esse nome por ter sido construída em 1825 no lugar que antes pertencia ao Hôtel du Grand Cerf. É uma das passagens cobertas mais altas de Paris, com quase 12 metros de pé-direito. Em seu miolo, uma estrutura de metal, ferro fundido e vidro permite a entrada de luz natural. A Passage du Grand Cerf tem muitas lojas de artesanato e boutiques de joias. Entre elas a loja dos designers de joias Eric et Lydie e a loja especializada em óculos vintage Pour Vos Beaux Yeux.

Onde? 145, rue Saint-Denis, 2° arrondissement.

Como chegar? A estação de metrô mais próxima é a Étienne-Marcel, na Linha 4.

A fotografia colorida mostra a entrada de um prédio antigo com uma porta muito alta.
Com quase 12 metros entre o chão e o teto de vidro, a Passage du Grand Cerf é a mais alta de Paris. (koronis.at/Wikimedia Commons)

2. Galerie Véro-Dodat

O estiloso chão de mármore com losangos de 1826 faz com que a passage próxima ao Louvre pareça mais longa do que realmente é. No entanto, mesmo que ela não seja a maior galeria de Paris, sua localização e as lojas de grife fazem com que a Galerie Véro-Dodat seja uma das mais chiques da Cidade Luz. Ali há várias boutiques de móveis e decoração elegante, além do ateliê de Christian Loubotin e uma charmosa loja de bonecas vintage chamada Robert Capia.

Onde? 19, Rue Jean Jacques Rousseau, 1° arrondissement.

Como chegar? As estações de metrô mais próximas são a Palais Royal e a Musée du Louvre, nas linhas 1 e 7.

A fotografia colorida mostra um corredor alto com teto de vidro triangular e chão branco e preto em losangos.
A Galerie Vero-Dodat foi restaurada em 1997, mantendo seu estilo neoclássico. (Jean-François Gornet/Wikimedia Commons)

3. Galerie Vivienne

Construída em 1823, a passage está localizada atrás da Bibliothèque Richelieu e perto do Palais-Royal. O piso de mosaicos coloridos valorizam a entrada das lojas finas de decoração, salões de chá, adegas, livrarias antigas e mais. Ali tem algumas grifonas como Gaultier, a loja de tecidos mundialmente famosa Wolff & Descourtis e a Legrand Filles et Fils, considerada uma das melhores lojas de vinho da cidade, com mais de três mil rótulos. Para os garimpeiros apaixonados por livros, a Librairie F Jousseamme vende edições antigas e raras, além de postais que têm a mesma idade da galeria.

Onde? 4 Rue des Petit-Champs, 2º arrondissement.

Como chegar? A estação de metrô mais próxima é a Bourse, na Linha 3. Porém, também é possível ir andando da Palais Royal ou da Musée du Louvre, nas linhas 1 e 7, respectivamente.

A fotografia colorida mostra uma construção antiga, com piso de mosaico e telhado de vidro, com uma livraria de madeira que expõe vários livros e cartões.
A Galerie Vivienne é uma das mais emblemáticas de Paris por sua estética elegante, sua localização e suas lojas de marcas consagradas. (David Pendery/Wikimedia Commons)

4. Passage des Panoramas

Essa ‘artéria comercial’ de 133 metros de comprimento, que liga a rua Saint-Marc com a avenida Montmartre, é considerada a primeira passage coberta de Paris. Aqui, a estrutura da galeria mantém o charme antiquado de 1799, enquanto as vitrines das lojas refletem diversos momentos históricos da capital francesa. Ali, bons restaurantes dividem espaço com artesões e lojas para colecionadores de postais, moedas e selos. Uma parada obrigatória é no Caffè Stern, que ainda guarda os detalhes originais de 1834 do ateliê e loja do gravurista e impressor francês Henri Stern. A Tombées du Camion também pode ser uma parada interessante: a loja vende objetos colecionáveis que vão de fofos a esquisitos, como lotes de farmácias antigos, hospitais de bonecas, artigos de joalharia retrô, prensas de gráficas e outros achados. Já o Théâtre des Variétés é uma sala de teatro inaugurada em 1807 que ainda está ativa (confira os shows e peças em cartaz aqui).

Onde? 11, Boulevard de Montmartre, 9° arrondissement

Como chegar? As estações de metrô mais próximas são a Richelieu-Drouot e a Grands Boulevards, ambas nas linhas 8 e 9.

A fotografia mostra um corredor antigo com teto de vidro cercado de lojas com fachada de madeira.
A Passage des Panoramas é a mais antiga de Paris e abriga lojas e um teatro ativos há quase dois séculos. (Bobo Boom/Wikimedia Commons)

5. Passage Verdeau

Localizada no bairro de Grands Boulevards, essa passage foi construída em 1847 e é a continuação de outras duas galerias: Les Panoramas e Jouffroy. Coroada com um teto de vidro projetado para parecer espinhas de peixe, a Passage Verdeau tem uma porção de antiquários, lojas de quadros e sebos com vitrines de madeira. A Honoré des Arts é uma das notáveis galerias de arte que comercializa desde vasos de porcelana chinesa, até desenhos da Idade de Ouro holandesa e esculturas decorativas francesas da Belle-Époque. Para os artesãos, a Bonheur des Dames é uma boutique que vende conjuntos para bordados, itens para tapeçarias e outros artigos de armarinhos.

Onde? 6, Rue de la Grange-Batelière, 9° arrondissement.

Como chegar? A estação de metrô mais próxima é a Grands Boulevards, nas linhas 8 e 9.

A fotografia colorida mostra uma passagem com teto de vidro cercada de lojas
A região dos Grands Boulevards pode ser percorrida dentro de passages como a Verdeau. (Chabe01/Wikimedia Commons)

Leia tudo sobre Paris

Busque hospedagem em Paris e veja as melhores opções de voos

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:513,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.