O TikTok é uma rede social com foco no entretenimento, mas tem trazido à tona tendências de moda e novos comportamentos. Entenda como utilizar o TikTok para empresas.
A internet veio para revolucionar a forma como as empresas enxergam o mercado consumidor, que está cada dia mais atualizado e buscando tendências, principalmente nas redes sociais.
Dentre as inúmeras formas de buscar conteúdo de entretenimento, principalmente a geração Z, tem encontrado no TikTok a grande fonte de informação, tanto de moda quanto de estilo de vida e de personalidade.
É com este olhar comercial, que o TikTok está sendo para as empresas, uma maneira direta de divulgar a sua marca.
De acordo com a própria plataforma, cerca de 3 em cada 4 pessoas disseram ter comprado um produto de moda por ter visto na rede social.
Os dados mostram que 64% das pessoas já compraram roupas, 59% compraram acessórios e 47% adquiriram calçados.
O que significa que, considerando os milhões de usuários desta plataforma, o número de pessoas que consomem a partir do TikTok, é muito grande.
Ainda dentro desta pesquisa, os números apontam que 78% descobriram uma marca ou produto através do TikTok e 77% dos que descobriram esta novidade, foram buscar mais informações.
Então, com estes números é possível perceber que a função do TikTok não é somente entretenimento, mas uma forma de ter acesso a conhecimento e as tendências de moda.
Qual o diferencial do TikTok?
A geração Z, (nascidos entre 1995 e 2010) é a que mais consome conteúdo do TikTok. Eles buscam a diversificação, constância e dinamismo nas publicações.
A maioria das publicações dessa rede social são vídeos caseiros, sem grandes produções e editados com os recursos do próprio aplicativo.
Mas com a popularização da rede é cada vez mais comum vermos vários segmentos apostando na produção de conteúdo nessa plataforma. E aqui falamos de conteúdo de forma variada, temos as famosas trends, vídeos informativos e claro, seguimos com muita dancinha!
Ainda, virou mania entre as pessoas desta geração, como forma de se manter atualizado, buscar novidades sobre moda, comportamento ou estilo de vida.
Por isso, o TikTok para empresas é uma grande ferramenta para divulgar seu trabalho, sua marca e suas produções.
Além de ser um lugar que atrai muitas pessoas, tanto de geradores quanto de consumidores de conteúdo, o TikTok acabou criando uma grande leva de influencers.
A plataforma tem se tornado chamariz para muitas marcas que querem promover sua empresa. Grandes marcas estão investindo, interagindo e criando desafios, dentro da modalidade que já é usual do aplicativo.
Entre as tendências que já surgiram ou se popularizaram por causa do app, podemos citar a moda vintage, o Quiet Luxury e o estilo emo. Mas essas são apenas algumas, já que a plataforma é conhecida por impulsionar tendências.
Como usar o TikTok para empresas e marcas de moda
Você já imaginou divulgar sua marca, e atingir mais de 500 milhões de pessoas ao mesmo tempo? Esse é o número atual de usuários ativos do TikTok!
Através dele, é possível alcançar um público amplo e de maneira envolvente de se conectar com os clientes em potencial.
Mas, antes de criar a conta da sua marca no app, você precisa entender se o seu público está lá.
Seu público alvo está no Tiktok?
Antes de decidir por um canal de comunicação, rede social ou outro local, seja na internet ou fora dela, é preciso saber se o público que consome o seu produto, está realmente naquele lugar.
Ao realizar qualquer investimento, é preciso entender se vale a pena trabalhar nesta ou naquela plataforma. Para isso é preciso conhecer qual o perfil do seu público consumidor.
O próprio TikTok entende que sua plataforma é bem direcionada ao público mais jovem, com raras exceções.
A grande maioria dos seus usuários está na faixa etária de 16 a 24 anos. Então, se este é o seu nicho, este é o lugar certo para você se estabelecer.
TikTok para empresas: por onde começar?
Antes de iniciar qualquer planejamento de marketing da sua marca, primeiro é preciso conhecer a plataforma, a maneira que se comunica e o perfil dos seus usuários.
A partir deste conhecimento é que serão definidas as estratégias de marketing digital, e decidido que tipo de conteúdo é preciso criar para atingir bons resultados.
Após todas essas avaliações, você pode começar a criar vídeos curtos, envolventes e originais, dentro da faixa etária da maioria dos seguidores.
Também vale apostar em formas de trazer as trends do momento para o seu nicho de atuação.
Outra dica importante é usar técnicas de filmagem para produzir vídeos de qualidade, que chamem a atenção do público.
A ideia é que sejam conteúdos dentro da estética e perfil dos materiais vistos comumente na plataforma.
O que é possível fazer?
Além dos passos iniciais que trouxemos acima, existem várias possibilidades de uso do TikTok para sua marca. Confira nossas dicas:
- Use hashtags e desafios para envolver seu público;
- Mantenha seus vídeos curtos e vá direto ao ponto;
- Seja criativo e original nas suas produções;
- Fale a língua do seu público alvo;
- Tenha uma postura menos comercial;
- Preste atenção nos concorrentes;
- Incentive o compartilhamento;
- Contrate influenciadores;
- Crie vídeos engraçados;
- Invista em anúncios pagos;
- Seja original;
- Produza conteúdo em tela cheia;
- Escolha músicas do momento;
- Invista nas lives;
- Observe antes de tudo se seu público realmente está nesta plataforma.
Apostar em marketing no TikTok, pode ser uma ótima forma de melhorar o reconhecimento do seu negócio e atrair mais clientes.
Esta é uma rede social que tem um grande potencial de crescimento. Se você ainda não utiliza a plataforma como estratégia de divulgação, comece a pensar em investir aos poucos.
Vá fazendo testes e descobrindo maneiras de aumentar a audiência e fazer com que os usuários da plataforma conheçam e comprem da sua marca.
Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso aos mais diversificados conteúdos sobre moda e tendências. Boa leitura!
Fonte: zanotti