O Ministério da Saúde deu início à distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para todos os estados brasileiros. A primeira remessa, com pouco mais de 5 milhões de doses, começou a ser enviada na última sexta-feira (22), incluindo 96 mil doses destinadas a Mato Grosso. Você sabe qual é o público-alvo para imunizar? O Primeira Página te conta.
A campanha nacional de vacinação terá início no dia 7 de abril para o público-alvo, mas o Ministério da Saúde orienta que estados e municípios comecem a aplicação assim que receberem as doses. A novidade deste ano é que a vacina da gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, ficando disponível ao longo de todo o ano, e não apenas durante campanhas específicas.
Quem pode se vacinar?
A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público prioritário. Fazem parte desse grupo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Idosos a partir de 60 anos
- Trabalhadores da saúde
- Mulheres que deram à luz recentemente (puérperas)
- Professores
- Povos indígenas
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Pessoas com doenças crônicas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Outros grupos específicos definidos pelo Ministério da Saúde
A ampliação da vacinação busca aumentar a cobertura vacinal, que em 2023 ficou em apenas 54% entre os grupos prioritários – muito abaixo da meta de 90%.
Se você faz parte do grupo prioritário, fique atento à chegada das vacinas em seu município e não deixe de se proteger contra a gripe!
Fonte: primeirapagina