Combate ao Mosquito
Economia

EUA mantêm taxa de juros estável em 4,25% a 4,50% ao ano

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Federal Reserve (Fed), que é o Banco Central norte-americano, manteve inalterada a taxa de juros dos (EUA) na faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano. A decisão foi informada em comunicado oficial na tarde desta quarta-feira, 19. Conforme analistas, essa manutenção estava na expectativa do mercado.

Essa foi a segunda reunião seguida no ano em que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) opta por não mexer no referencial de juros. , o colegiado citou a perspectiva econômica “incerta” e atenção aos riscos para justificar a sua posição.

Além de reiterar o cenário, o comitê afirmou hoje que as incertezas em torno das perspectivas econômicas aumentaram. Ainda assim, os responsáveis pela política monetária preveem dois cortes nas taxas em 2025. 

As decisões sobre o custo do dinheiro nos EUA provocam efeitos no Brasil. Quando as taxas permanecem elevadas, há maior pressão para que a Selic, a taxa básica de juros brasileira, também permaneça alta por mais tempo. É uma questão de concorrência por nível de atratividade junto aos investidores. Além disso, há impactos no câmbio.

O anúncio desta quarta-feira foi o segundo desde que Donald Trump tomou posse como 47º presidente dos EUA, em 20 de janeiro. O cenário, porém, chama a atenção diante da disputa tarifária proposta pelo governo republicano como forma de proteger o interesse econômico de seu país.

YouTube video

Economistas e agentes do mercado têm feito alertas sobre os impactos nos EUA das taxas aplicadas a outros países. Esses impactos atingiriam principalmente alguns importantes parceiros comerciais dos norte-americanos. Algumas tarifas estão em vigor. Outras seguem em análise e devem passar a vigorar a partir de abril.

+

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.