Nas ruas da capital paulista, alguns carros elĂ©tricos começaram a compor a paisagem. Na maior parte dos casos, sĂŁo automĂłveis da BYD, a montadora chinesa que jĂĄ estĂĄ entre as nove marcas de veĂculos mais vendidas no Brasil, independentemente do tipo de motor.
Nos primeiros dois meses de 2025, a montadora vendeu 13,6 mil automĂłveis, um nĂșmero quase equivalente ao da Renault, cuja linha Ă© majoritariamente a combustĂŁo.
Com suas vendas de 2025, a BYD deixou para trĂĄs marcas consagradas, como a japonesa Nissan (10ÂȘ posição, com 12,4 mil emplacamentos), cujos motores tambĂ©m precisam de combustĂveis para funcionar.
BYD vs Nissan no Brasil
A Nissan tentou ingressar no mercado de elĂ©tricos do Brasil com o lançamento do Leaf em 2019. Em janeiro de 2023, a montadora japonesa comemorou a venda da milĂ©sima unidade de seu modelo elĂ©trico no paĂs â o eletrificado mais vendido atĂ© entĂŁo. Em julho desse mesmo ano, a BYD começou a vender o Dolphin no Brasil â tambĂ©m 100% elĂ©trico.

No ano seguinte, em março, a Nissan fez as Ășltimas 24 vendas de unidades novas do Leaf no paĂs. No mesmo mĂȘs, a BYD vendeu 1,7 mil unidades do Dolphin no Brasil â mais do que a Nissan conseguiu com todas as vendas somadas do Leaf. E a chinesa ainda contou 2,4 mil emplacamentos do Dolphin Mini â tambĂ©m elĂ©trico.
Ao longo de 2024, somando todos os modelos, a BYD vendeu 76,4 mil carros no Brasil â sendo 21,9 mil Mini Dolphin e 15,4 mil Dolphin. A Nissan emplacou 78,2 mil unidades. Contudo, desde novembro, as vendas mensais da chinesa superam as da concorrente japonesa. Resta saber se essa tendĂȘncia vai se manter ao longo de 2025 â dĂŁo pistas de que sim.
Fonte: revistaoeste