Uma rotina básica inclui limpeza facial, hidratação e o uso de um protetor solar. Mas você sabia que, dependendo do período do dia, existem diferenças nesses cuidados com a pele? Durante o dia, por exemplo, o skincare deve ter atenção na troca que a pele faz com o meio ambiente, que, muitas vezes, tem de lidar com poluição, vento e suor. Para quem tem a pele mista, esses processos podem ser mais complexos.
Confira as principais diferenças entre o skincare noturno e o diurno da pele mista, além dos produtos mais recomendados de acordo com o médico cirurgião plástico Jorge Menezes – CRM/MG 19854 (@esthetic.care).
Skincare para pele mista diurno
Segundo o médico, o primordial no cuidado com a pele é manter uma alimentação saudável: “retirar do cardápio os alimentos mais oleosos, assim como os carboidratos em excesso, principalmente aqueles com farinha branca, e privilegiar o consumo de frutas, legumes e sucos”.
Além da alimentação, Jorge Menezes destaca o uso de um sabonete neutro, que costuma ter o pH mais equilibrado, assim como produtos em sérum ou oil free. Ele não indica o uso de produtos que já se dizem para pele mista, pois “esses produtos nem sempre apresentam o equilíbrio que a pessoa precisa para o seu tipo específico de pele, podendo deixar o pedaço oleoso mais oleoso ou o seco mais seco. Para partes específicas da pele, produtos específicos costumam funcionar melhor”, recomenda.
Skincare para pele mista noturno
Para o skincare noturno, duas etapas são essenciais: “a higienização da pele, seguida do uso de um bom hidratante”. Como a pele mista não apresenta um pH ideal ao longo de toda a superfície cutânea, possuindo um autoequilíbrio delicado, ela demanda cuidados específicos. Assim como a pele oleosa precisa de hidratação à noite (sem exageros), também a pele mista deve contar com uma hidratação noturna em toda a pele, mas privilegiando sua parte mais seca.
Principais produtos de skincare para pele mista
Confira os produtos indicados pelo especialista para a pele mista:
O sabonete neutro é importantíssimo para lavar o rosto. Esse sabonete pode ser substituído por espuma de limpeza, uma grande tendência no mercado nos próximos anos. A vantagem da espuma é sua maior facilidade ao enxágue.
O hidratante deve ser potente e aplicado de 3 a 4 vezes ao dia, independentemente do ambiente que a pessoa esteja. Isso porque até a luz do computador prejudica a pele. É importante lembrar que a aplicação na parte mais oleosa deve ser de uma camada bem fina.
O protetor solar é importante todos os dias. O ideal é um que seja oil free para não intensificar a oleosidade na pele.
Produtos em sérum são indicados ao longo do dia e, principalmente, à noite; são leves e de fácil absorção.
Produtos à base de vitamina A e C também podem ser usados à noite e contribuem para o rejuvenescimento da pele. Tanto os produtos vitaminados quanto os com base em sérum são importantes para o tratamento e manutenção da integridade da pele.
Fonte: araujo