Os vĂdeos sĂŁo sempre dramĂĄticos: influenciadores de wellness e fitness acrescentam lentamente pingos de suplemento de clorofila Ă ĂĄgua. Esse pingo se espalha pelo lĂquido, como tinta aquarela, em um tom vibrante de verde esmeralda.
Esse elixir, mais uma tĂpica panaceia do TikTok, promete ser solução para tudo: alĂvio da constipação, limpeza da acne, melhora da digestĂŁo e aumento de energia. Algumas alegaçÔes mais exageradas incluem desintoxicação do corpo, auxĂlio na perda de peso e prevenção do cĂąncer.
Existem opçÔes. Quem prefere tomar o pigmento em cåpsula ou em pó, por exemplo, encontra esses formatos. O que não varia muito é o preço: os suplementos chegam a R$ 290.
O que Ă© a clorofila?
A clorofila, vocĂȘ sabe, Ă© o pigmento verde que dĂĄ cor Ă maior parte das plantas.Â
Sua presença Ă© imprescindĂvel para a fotossĂntese, processo em que as cĂ©lulas vegetais usam energia da luz do sol para transformar o gĂĄs carbĂŽnico da atmosfera em açĂșcar. Ă assim que elas fabricam a prĂłpria comida â e, de quebra, emitem o oxigĂȘnio que preenche nossa atmosfera.Â
A clorofila nĂŁo Ă© um nutriente necessĂĄrio na alimentação humana. Caso fosse, seria fĂĄcil obtĂȘ-la em qualquer vegetal. NĂŁo faz diferença alguma pingar algumas gotas do corante em ĂĄgua ou, simplesmente, comer algumas folhas de alface.Â
Nenhum suplemento alimentar vendido em farmĂĄcias ou na internet cura, trata ou previne doenças, muito menos aumenta a potĂȘncia do funcionamento do seu organismo â o que Ă© uma alegação genĂ©rica e sem significado: o que seria a tal âpotĂȘnciaâ? O tĂŽnus muscular? A velocidade do metabolismo? Ă muito importante se atentar ao uso de palavras sem significado preciso ao avaliar alegaçÔes desse tipo.Â
O que um suplemento faz Ă© fornecer algum nutriente que estĂĄ faltando no seu corpo. Ă o caso, por exemplo, da vitamina B12 que os veganos precisam obter artificialmente por nĂŁo incluĂrem produtos de origem animal em suas dietas.Â
VocĂȘ sempre deve consumi-los com recomendação e acompanhamento mĂ©dico, mantendo em mente que quantidades maiores que as realmente necessĂĄrias nĂŁo tĂȘm qualquer vantagem e serĂŁo eliminadas, geralmente pelo xixi.Â
Na verdade, o que vocĂȘ toma quando ingere essas gotinhas Ă© clorofilina, um corante natural solĂșvel em ĂĄgua, que contĂ©m sĂłdio e cobre. Ă a versĂŁo sintĂ©tica do pigmento encontrado nas plantas, em que o ĂĄtomo de magnĂ©sio central Ă© alterado pelo cobre para manter a molĂ©cula mais estĂĄvel do que a natural.
Estudos que afirmam que a clorofila teria todas as habilidades mĂĄgicas que sĂŁo anunciadas tĂȘm limitaçÔes metodolĂłgicas graves, estĂŁo publicados em periĂłdicos cientĂfico sem qualquer renome e, em muitos casos, foram desenvolvidos pelas prĂłprias empresas que vendem os suplementos.
No TikTok, porĂ©m, a histĂłria Ă© outra. Com mais de 52 mil posts na #clorofila e milhĂ”es de visualizaçÔes, os influenciadores juram que o pigmento ajuda com a aparĂȘncia da pele. Os relatos contam como o copinho verde ajuda no clareamento de manchas e no brilho natural do rosto.
Muito disso pode ser atribuĂdo ao fato de que pessoas que recebem esse tipo de conteĂșdo via algoritmo tendem justamente a ser as mais atentas ao cuidado com a pele no dia-a-dia. Isso gera a ilusĂŁo de que hĂĄ uma relação de causa e consequĂȘncia entre o consumo do pigmento e uma tez facial digna de bundinha de bebĂȘ Johnsonâs.
Vijaya Surampudi, mĂ©dica endocrinologista, especialista em nutrição mĂ©dica e professora de medicina na Universidade da CalifĂłrnia em Los Angeles, explica para o National Geographic que âos fabricantes de suplementos afirmam que a clorofila pode fazer muitas coisas, mas poucas dessas alegaçÔes sĂŁo apoiadas por evidĂȘncias cientĂficasâ.
Justamente pela falta de comprovação cientĂfica, o consumo desses produtos pode gerar muitos problemas. A clorofila natural, vinda das plantas, nĂŁo Ă© um perigo para os humanos: caso vocĂȘ queira adotar uma dieta de girafa e comer 34 kg de plantas por dia, a clorofila serĂĄ a Ășltima das suas preocupaçÔes.
JĂĄ o suplemento lĂquido, de clorofilina, pode ter consequĂȘncias mais graves. Para começar, o consumo exagerado pode levar Ă intoxicação por cobre. Outros efeitos colaterais potenciais podem envolver problemas de estĂŽmago ou gastrointestinais: dĂĄ para esperar um cocĂŽ verde no futuro. TambĂ©m nĂŁo foram realizados testes ou estudos sobre a segurança da clorofilina em mulheres grĂĄvidas ou amamentando.
Caso a substùncia seja aplicada diretamente na pele, hå risco de queimaduras solares, graças à capacidade da clorofila de agir como fotossensibilizador.
âSe eu recomendaria [os suplementos de clorofila]? NĂŁoâ, diz a nutricionista Beth Czerwony, para o site da Cleveland Clinic. âAs plantas precisam de clorofila muito mais do que nĂłs. Realmente nĂŁo Ă© necessĂĄrio. Mas, se vocĂȘ quiser tentarâŠâ
No entanto, existem jeitos mais simples de conseguir o pigmento. Um prato de espinafre, couve e aspargos jĂĄ dĂĄ um belo trato nessas bochechas â e ainda oferece outros tantos nutrientes e vitaminas que nĂŁo custam quase R$ 300, mas fazem um bem danado.Â
Fonte: abril