Combate ao Mosquito
Carros & Motos

Volkswagen prepara mudanças na linha do Polo com a chegada do Tera

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

A aposta no Volkswagen Tera é alta. A reportagem de AUTOO esteve na fåbrica da marca alemã em Taubaté (SP), com presença de autoridades e altos executivos para a cerimÎnia do início da produção do novo crossover que vai começar a ser vendido no primeiro semestre.Entre vårios preparativos que estão em curso estão as mudanças na linha do hatch compacto Polo.

VEJA TAMBÉM:

NiguĂ©m quer dar detalhes sobre o assunto por enquanto, antes do lançamento que vai acontecer nas prĂłximas semanas. Mas conseguimos perguntar para o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, sobre as possĂ­veis mudanças na linha do Polo para a chegada do Tera. A resposta foi curta, mas afirmativa. “Sim, deve ter alguma pequena alteração na linha do Polo”.

Receba notĂ­cias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Tera contarå com quatro versÔes

Volkswagen Tera 2026 serå exportado para 25 países e gerou vårias mudanças na fåbrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Imagem: Divulgação

Hoje em dia, o Volkswagen Polo tem a versĂŁo Track como a bĂĄsica, a partir de R$ 95.790. É a que mais vende e tem sido um sucesso no mercado. Portanto, deve continuar firme e forte. PorĂ©m,  pelo menos a versĂŁo TSI (R$ 111.490), com motor 1.0 turboflex, de 116 cv e cĂąmbio manual de cinco marchas, jĂĄ corre risco de deixar de ser oferecida para abrir espaço para o Tera com o mesmo conjunto mecĂąnico.

Esta versão do Tera com motor 1.0 turboflex e cùmbio manual vai precisar ser mais em conta, ou ter valor muito próximo dos principais concorrentes hoje em dia, o Fiat Pulse Drive 1.3 MT (R$ 107.990) e o Renault Kardian Evolution MT (R$ 106.990). 

Além disso, a versão esportiva GTS (R$ 158.590) jå não é mais encontrada nas lojas, como jå chegamos a apurar nas concessionårias. Não por causa do Tera, mas pelo Nivus GTS que estå prestes a ser lançado com motor 1.4 turboflex de 150 cv. Ainda é possível que exista uma ou outra unidade no estoque, mas a produção do Polo GTS acabou. 

Portanto, a linha Polo deve diminuir um pouco com a chegada do Tera, que terå a versão mais em conta com motor 1.0 aspirado e cùmbio manual de cinco marchas, assim como foram os antecessores Gol e Up!, que também foram montados em Taubaté (SP). 

A versĂŁo bĂĄsica do Tera poderĂĄ beirar os R$ 100 mil, algo como R$ 99.990 para nĂŁo ter os trĂȘs dĂ­gitos iniciais dos dois principais rivais da Fiat e da Renault. Ao todo, espera-se que o novo crossover da Volkswagen tenha quatro versĂ”es (MPI, TSI, Comfort e High). As duas mais equipadas com cĂąmbio automĂĄtico de seis marchas, o mesmo do Polo. 

O Volkswagen Tera serĂĄ exportado para 25 paĂ­ses. É o quarto novo produto de outros 16 que chegarĂŁo ao Brasil atĂ© 2028. Instalaram 347 novos robĂŽs para a fabricação do crossover, adaptaram a linha para pintura da carroceria em dois tons, entre vĂĄrias mudanças na questĂŁo de logĂ­stica e outros departamentos. 

Volkswagen Tera 2026 pode vir a vender mais que o Polo com o passar do tempo e se tornar o carro mais importante da marca
Imagem: Divulgação

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.