A aposta no Volkswagen Tera Ă© alta. A reportagem de AUTOO esteve na fĂĄbrica da marca alemĂŁ em TaubatĂ© (SP), com presença de autoridades e altos executivos para a cerimĂŽnia do inĂcio da produção do novo crossover que vai começar a ser vendido no primeiro semestre.Entre vĂĄrios preparativos que estĂŁo em curso estĂŁo as mudanças na linha do hatch compacto Polo.
VEJA TAMBĂM:
NiguĂ©m quer dar detalhes sobre o assunto por enquanto, antes do lançamento que vai acontecer nas prĂłximas semanas. Mas conseguimos perguntar para o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, sobre as possĂveis mudanças na linha do Polo para a chegada do Tera. A resposta foi curta, mas afirmativa. âSim, deve ter alguma pequena alteração na linha do Poloâ.
Receba notĂcias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Tera contarå com quatro versÔes
Imagem: Divulgação
Hoje em dia, o Volkswagen Polo tem a versão Track como a båsica, a partir de R$ 95.790. à a que mais vende e tem sido um sucesso no mercado. Portanto, deve continuar firme e forte. Porém,  pelo menos a versão TSI (R$ 111.490), com motor 1.0 turboflex, de 116 cv e cùmbio manual de cinco marchas, jå corre risco de deixar de ser oferecida para abrir espaço para o Tera com o mesmo conjunto mecùnico.
Esta versĂŁo do Tera com motor 1.0 turboflex e cĂąmbio manual vai precisar ser mais em conta, ou ter valor muito prĂłximo dos principais concorrentes hoje em dia, o Fiat Pulse Drive 1.3 MT (R$ 107.990) e o Renault Kardian Evolution MT (R$ 106.990).Â
AlĂ©m disso, a versĂŁo esportiva GTS (R$ 158.590) jĂĄ nĂŁo Ă© mais encontrada nas lojas, como jĂĄ chegamos a apurar nas concessionĂĄrias. NĂŁo por causa do Tera, mas pelo Nivus GTS que estĂĄ prestes a ser lançado com motor 1.4 turboflex de 150 cv. Ainda Ă© possĂvel que exista uma ou outra unidade no estoque, mas a produção do Polo GTS acabou.Â
Portanto, a linha Polo deve diminuir um pouco com a chegada do Tera, que terĂĄ a versĂŁo mais em conta com motor 1.0 aspirado e cĂąmbio manual de cinco marchas, assim como foram os antecessores Gol e Up!, que tambĂ©m foram montados em TaubatĂ© (SP).Â
A versĂŁo bĂĄsica do Tera poderĂĄ beirar os R$ 100 mil, algo como R$ 99.990 para nĂŁo ter os trĂȘs dĂgitos iniciais dos dois principais rivais da Fiat e da Renault. Ao todo, espera-se que o novo crossover da Volkswagen tenha quatro versĂ”es (MPI, TSI, Comfort e High). As duas mais equipadas com cĂąmbio automĂĄtico de seis marchas, o mesmo do Polo.Â
O Volkswagen Tera serĂĄ exportado para 25 paĂses. Ă o quarto novo produto de outros 16 que chegarĂŁo ao Brasil atĂ© 2028. Instalaram 347 novos robĂŽs para a fabricação do crossover, adaptaram a linha para pintura da carroceria em dois tons, entre vĂĄrias mudanças na questĂŁo de logĂstica e outros departamentos.Â
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo