Quer se destacar em meio a concorrência no mundo digital? Veja como collabs entre marcas podem chamar a atenção do seu consumidor e saiba como fazer!
Você já ouviu falar em collabs? Essa estratégia cada vez mais frequente é uma ótima forma de melhorar o reconhecimento da sua marca, aumentar as vendas, e atingir novos públicos.
Para você entender de forma bem resumida, este termo é usado quando duas marcas fazem uma parceria para criação ou divulgação de um produto ou conteúdo.
Continue a leitura e entenda como usar as collabs como estratégia para o crescimento da sua marca de moda.
O que são collabs?
O termo collab em português significa colaboração, ou seja, é a junção de duas marcas – muitas vezes de universos diferentes – para a criação de produtos ou conteúdos especiais.
Essa estratégia de comunicação ajuda a atingir o público pretendido. Você pode pensar em collabs com influencers ou outras marcas para comemorar uma data especial, um lançamento de produto ou mesmo para aliar a sua marca com outra.
Normalmente, os produtos são comercializados em edição limitada, ou até como uma coleção cápsula. Desta forma, as marcas conseguem atingir um público que possivelmente não seria atraído de outra forma.
É preciso ter atenção, portanto, em alguns aspectos: o público que consome o conteúdo das parcerias precisa ser semelhante, pois dessa forma você consegue acertar a linguagem. Além disso, fique atento se os valores e as missões das empresas são parecidos, já que os clientes estão cada vez mais interessados no conceito dos negócios.
Como uma collab pode ajudar seu negócio de moda?
Você já pensou em uma estratégia para aumentar suas vendas e conseguir mais visibilidade para a sua marca? As collabs podem ser uma ótima forma de atingir esses objetivos.
Uma marca de moda pode se aliar a outra marca – do mesmo segmento ou não – na criação de peças exclusivas. E assim, gerar um pico de vendas, por exemplo.
Além disso, uma collab pode ser realizada também entre sua marca e um influenciador digital. Então, pense na possibilidade de ter alguém importante dentro do nicho do seu público-alvo, criando produtos exclusivos junto com a sua marca.
Essa estratégia já é muito utilizada por grandes marcas de maquiagem, que se aliam a influenciadores para lançar coleções. E isso também funciona muito bem com a moda.
Esta parceria entre as partes pode te ajudar a alcançar resultados de forma mais eficiente e rápida. Mas, para alcançar os objetivos pretendidos é importante trabalhar as collabs como uma estratégia de marca. E é sobre esse ponto que falamos no próximo tópico!
Collabs como estratégia de marca
Podemos dizer que as collabs movimentam e muito o mercado e isso já acontece há vários anos, em diversos segmentos.
Uma collab tem três princípios básicos, que são:
– Inovação;
– Alcance de novos públicos;
– Acesso aos meios de produção.
Assim, a colaboração consiste em unir forças entre duas marcas ou personalidades em prol de um objetivo, que pode ser o aumento da lembrança de marca, uma edição comemorativa, entre muitas outras coisas. Quando trabalhada de forma estratégica, pode trazer muitos benefícios para a marca.
Quais os benefícios?
Uma colaboração entre marcas pode trazer bons resultados para ambos os lados. E independente do objetivo principal da colaboração, pode trazer benefícios como:
Aumente sua audiência
Quando a parceria traz conteúdos, produtos ou serviços que possam suprir a necessidade de determinado público, o resultado é um aumento da audiência. Assim, você terá mais pessoas acompanhando seu trabalho e interessados no que está sendo ofertado.
Além disso, é possível divulgar a parceira nos canais das duas marcas, o que também fortalece a audiência, e é uma ótima forma de alcançar novos públicos!
Crie autoridade e reconhecimento para o seu negócio
As collabs proporcionam que a sua empresa tenha mais autoridade e reconhecimento frente ao mercado de atuação. Isso acontece porque a parceria com outra empresa ou influencer pode auxiliar na geração de confiança e credibilidade na marca.
Fortaleça o seu negócio
Uma colaboração pode abrir muitas portas e levar seu negócio para mercados que até então não eram explorados. Além disso, pode gerar boas conexões e networking.
Por meio destas parcerias há um fortalecimento entre seu negócio e o dos parceiros. Essa ligação e união também pode gerar outras colaborações no futuro.
Tipos de collabs
As collabs podem ser realizadas entre duas marcas, como também entre marcas e artistas. Ou seja, pessoas influentes de outros segmentos, como de arte, moda, música e esporte.
Misturar conceitos, unir marcas e usar a criatividade é a chave para collabs de sucesso e com peças autênticas. Saiba um pouco mais sobre cada um dos tipos de collabs:
Marca + arte
Observando a história da moda, percebemos que as primeiras collabs foram firmadas entre marcas e arte. Isso aconteceu pois no passado a moda era destinada a um certo público com poder aquisitivo maior.
Desta forma, a colaboração com um artista famoso era uma técnica certeira para ter sucesso com a marca de moda. Alguns exemplos de collabs famosos são da estilista Elsa Schiaparelli e do pintor Salvador Dalí, e da Yves Saint Laurent com Mondrian.
Marca + marca
A collab entre marcas é uma tendência muito forte. Esta parceria pode ser feita entre marcas de moda, como também por marcas de outros segmentos, como beleza, tecnologia, gastronomia, entre outros.
Independente do segmento é importante que a união das marcas tenha objetivos alinhados. Desta união pode surgir o lançamento de algum produto ou serviço novo ou até mesmo o destaque para algum produto já existente, que pode passar por uma reformulação, por exemplo.
Marca + pessoas
A parceria entre marcas e pessoas também está super em alta, como no caso das collabs entre marcas de maquiagem e influenciadores, que citamos nos tópicos anteriores.
Também é possível lançar coleções cápsula, uma linha de acessórios, e uma infinidade de outros produtos.
Como fazer uma collab com outra marca
Você já percebeu que postar nas collab pode ser uma ótima estratégia. Mas, como fazer isso? Para te ajudar nesse ponto, separamos algumas dicas incríveis!
O primeiro ponto, sem dúvidas, é entender se a parceria será benéfica para as duas partes. A partir daí, uma série de outros pontos precisa ser levada em consideração:
Escolher seus parceiros
É importante escolher seus parceiros e estabelecer as regras para a parceria, sendo que tudo deve ser esclarecido para evitar problemas futuros. Na hora de escolher a marca parceira, avalie o público dela, e tenha sempre em mente os seus objetivos.
Definir conteúdos e estratégias
Com a escolha da parceria, chegou a hora de definir as estratégias trabalhadas para a criação e divulgação dos novos produtos. Aqui, uma dica muito importante é pensar em como essas colaborações podem chegar de forma assertiva para o público das duas marcas. Então, esse é um momento de muito estudo e pesquisa!
Colocar a mão na massa
É nesse momento que a estratégia traçada ganha forma, por meio do desenvolvimento dos produtos. É hora de elaborar os croquis, fazer os moldes, criar as peças, e todos os outros passos essenciais para a criação de uma coleção de moda.
Definir canais de divulgação
Com tudo pronto, é hora de divulgar a collab. Avalie quais são os melhores canais, com base no público das marcas e também nos objetivos traçados no início da parceria. Você pode trabalhar com redes sociais ou eventos, por exemplo.
E a sua marca, já trabalhou com colabs? Aproveite nossas dicas e comece a planejar a sua! No nosso blog, você encontra diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada, desde a pesquisa de tendências, até a divulgação da coleção!
Fonte: zanotti