Combate ao Mosquito
Mundo

Putin distribui moedores de carne às mães dos soldados: polêmica medida durante guerra com a Ucrânia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na região de Murmansk, o partido Rússia Unida, liderado por Vladimir Putin, celebrou o Dia Internacional da Mulher de forma controversa.

Em uma ação que gerou polêmica, mães de soldados russos mortos na guerra da Ucrânia receberam moedores de carne como presente. A iniciativa visava a demonstrar que as mães dos militares não foram esquecidas, conforme instruções do Kremlin.

Fotos das mulheres com os eletrodomésticos e flores foram divulgadas nas redes sociais do partido, provocando críticas e indignação.

O moedor de carne tornou-se um símbolo controverso, relacionado aos altos índices de baixas no conflito. A batalha de Bakhmut, ocorrida entre 2022 e 2023, é um exemplo notório da brutalidade do conflito.

O grupo mercenário Wagner reforçou essa associação ao criar a medalha “Moedor de Carne Bakhmut”.

Partido de Putin tenta justificar escolha dos presentes

O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com os vencedores do Prêmio Presidencial de Ciência e Inovação para Jovens Cientistas de 2024, no Kremlin, em Moscou - 6/2/2025 | Foto: Kristina Kormilitsyna/Reuters
O Presidente Russo, Vladimir Putin, Participa De Uma Reunião Com Os Vencedores Do Prêmio Presidencial De Ciência E Inovação Para Jovens Cientistas De 2024, No Kremlin, Em Moscou – 6/2/2025 | Foto: Kristina Kormilitsyna/Reuters

Em defesa da escolha dos presentes, o escritório regional do partido em Murmansk afirmou que as próprias mulheres escolheram os moedores de carne.

Maxim Chengayev, prefeito de Polyarnye Zori, disse que o eletrodoméstico não fazia parte do conjunto-padrão, mas foi solicitado por uma das mães.

“O moedor de carne não fazia parte do conjunto-padrão de presentes, mas uma mulher o pediu e, claro, [os membros do partido] não puderam recusar”, afirmou Chengayev.

Para reforçar essa versão, a página oficial do partido publicou um vídeo em que uma mãe expressa gratidão pelo presente, chamando-o de “oportuno”. Ela disse: “Eu queria comprar [o moedor de carne] para mim, mas você me presenteou com um bem na hora. Eu pedi a você”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.